Sistemas de Controlo de Gestão

Contabilidade de Gestão

Contabilidade Financeira

Gestão Financeira

Aulas teórico-práticas, com exposição teórica dos conteúdos programáticos, acompanhada da resolução de casos práticos particularmente adequados para complementar as problemáticas desenvolvidas na exposição teórica.

a)       Objetivos:

A U.C. de Sistemas de Controlo de Gestão visa dotar o aluno com os conceitos, métodos e técnicas de contabilidade de gestão e de controlo de gestão aplicados em organizações descentralizadas. Pretende-se que o aluno tome conhecimento de um conjunto de técnicas de contabilidade de gestão de apoio à segmentação dos resultados e ao processo de tomada de decisões operacionais por parte dos gestores, assim como de um conjunto de instrumentos de controlo de gestão que permitam a definição, o acompanhamento e a concretização da estratégia da organização.

b)      Competências:

Com os conhecimentos ministrados, pretende-se que no final da unidade curricular, o aluno consiga:

• Enquadrar o Planeamento e o Controlo no subsistema de Gestão.
  • Reconhecer a importância da informação financeira e não financeira para o processo de tomada de decisão, desenvolvendo e aplicando ferramentas de análise dos custos e dos resultados, nomeadamente a análise CVR, os conceitos de custos e proveitos relevantes e o método de contribuição num contexto de risco económico, de restrições e estrangulamento de recursos.
  • Compreender a necessidade da existência de um adequado sistema de segmentação e acompanhamento financeiro das atividades dos gestores e dos negócios, por forma a analisar a rendibilidade dos múltiplos segmentos alvo da empresa.
  • Compreender os princípios de um adequado sistema de avaliação do desempenho financeiro, utilizando os instrumentos de orientação do comportamento do controlo de gestão, nomeadamente a existência de uma estrutura baseada em centros de responsabilidade, a utilização de preços de transferência interna e de adequadas medidas financeiras de desempenho, compreendendo, nomeadamente, o conceito de Margem de Contribuição Residual e o seu papel como indicador de medida do desempenho empresarial.
  • Compreender a importância da implementação dos instrumentos de pilotagem do controlo de gestão, relacionados com processo de planeamento, orçamentação, controlo orçamental e monitorização das atividades desenvolvidas.
  • Implementar uma metodologia de apuramento das causas dos desvios orçamentais, separando causas endógenas aos negócios das causas que são exógenas.

1.       AS IDEIAS CHAVE DO CONTROLO DE GESTÃO

1.1. Natureza, justificação e enquadramento dos Sistemas de Controlo de Gestão

1.2. As definições de Controlo de Gestão

1.3. Fases de evolução dos sistemas de controlo de gestão

2.       INFORMAÇÃO FINANCEIRA PARA A GESTÃO

2.1. Requisitos da Contabilidade para Planeamento e Tomada de Decisão

2.1.1. Aplicação dos conceitos da análise C.V.R. no processo de tomada de decisões operacionais.

2.1.2. A abordagem dos custos e proveitos relevantes num contexto de alternativas de decisão e de restrição de recursos.

2.1.3. Teoria das limitações e gestão dos estrangulamentos

2.2. Os sistemas de segmentação do valor financeiro

2.2.1. Apuramento de resultados: da lógica da absorção à lógica da contribuição. A importância da Margem de Contribuição Residual.

2.2.2. A aplicação do Custeio Baseado nas Atividades (CBA) na segmentação de resultados.

3.       RESPONSABILIZAÇÃO PELOS RESULTADOS – ASPETOS COMPORTAMENTAIS DO CONTROLO DE GESTÃO

3.1. Estrutura organizacional em centros de responsabilidade.

3.2. Critérios de avaliação do desempenho financeiro.

3.3. Preços de transferência interna.

4.       A ESTRATÉGIA E O CONTROLO DE GESTÃO – O PROCESSO DE CONTROLO DE GESTÃO

4.1. Do Planeamento Estratégico ao Planeamento Operacional.

4.2. O Processo de Orçamentação

4.3. O Controlo Orçamental e a importância do Benchmarking

4.4. Metodologia de apuramento dos desvios orçamentais.

Principal:

1. Jordan, H., J. C. Neves, e J. A. Rodrigues (2021), O Controlo de Gestão ao Serviço da Estratégia e dos Gestores, 11ª Edição, Áreas Editora.
  2. Cruz, I., Coimbra, C., Abrantes, L., Alves, M.C. e Quesado P. (2023), Contabilidade de Gestão Avançada – Gestão Estratégica de Custos e Avaliação do Desempenho, Edições Almedina.

Complementar:

1. Anthony, R.N. e Govindarajan, V. (2007), Management Control Systems, 12ª Ed. Homewood, Ill.: McGraw-Hill.
  2. Lopes, Ilídio Tomás (2019), Controlo de Gestão – Uma Visão Integrada do Desempenho Empresarial, 1ª Edição, Actual.
  3. Garrison, Ray H. e Noreen, Eric W. (2011), Managerial Accounting, 14th ed., McGraw-Hill.