Sistemas de Informação Geográfica

Não aplicável

Os conteúdos programáticos serão tratados utilizando-se duas metodologias complementares: interpretação e análise espacial vetorial e matricial, a visualização, a produção cartográfica e exposição dos conteúdos pelo docente e sua discussão com os alunos; resolução de casos práticos e pelos alunos.

a) Conhecer o mercado nacional de informação geográfica, fontes de dados e a legislação do sector;
b) Aplicar os sistemas de informação geográfica no planeamento do território, urbanismo, riscos, economia e outras ciências sociais;
c) Desenvolver metodologias de análise espacial vetorial e raster;
d) Aplicar processos de análise espacial em várias plataformas tecnológicas.

1. Dominar o vocabulário específico dos sistemas de informação geográfica;
  2. Compreender os fundamentos da informação geográfica;
  3. Pesquisar informação geográfica; cartografia e sistemas de referência; projeções cartográficas; relação entre coordenadas; georreferenciação;
  4. Cartografia e visualização de mapas; exportação e impressão de mapas.

Bolstad, P. (2019). GIS Fundamentals: A First Text on Geographic Information Systems. Sixth Edition. XanEdu Publishing Inc.. U.S.A.

Cosme, A. (2012). Projeto em Sistemas de Informação Geográfica. LIDEL. Lisboa.

Matos, J. (2008). Fundamentos de Informação Geográfica. 5.ª edição. LIDEL. Lisboa.