Conhecimentos de Base Recomendados
Dada a utilização de aplicações informáticas, é recomendado que os alunos possuam conhecimentos básicos de tecnologias da informação e comunicação.
Métodos de Ensino
A unidade curricular é leccionada através de aulas teórico-práticas, procurando-se, no entanto, fazer uma clara distinção entre uma vertente teórica (sobre sistemas de informação, de um modo geral, e sobre sistemas de informação geográfica, em particular) e uma outra vertente de carácter essencialmente prático (onde se usam aplicações de SIG, para manipulação e análise de dados geográficos e produção de informação relacionada).
Resultados de Aprendizagem
Após a frequência desta unidade curricular, o aluno deve ser capaz de:
* Conhecer e distinguir os conceitos de dados e informação;
* Conhecer e utilizar sistemas de informação geográfica;
* Adquirir, manipular, analisar e processar dados geográficos;
* Integrar informação geográfica no desenvolvimento de projectos;
* Produzir e divulgar conteúdos no âmbito do turismo.
Programa
A unidade curricular compreende os seguintes conteúdos:
– Introdução aos sistemas de informação:
* dados;
* informação;
* sistemas de informação.
– Introdução aos sistemas de informação geográfica (SIG):
* aquisição de dados;
* manipulação de dados;
* análise de dados;
* processamento de dados;
* utilização de sistemas de informação geográfica (e.g., QGIS).
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Exame - 100.0%
- - Frequência - 60.0%
- - Trabalho Prático - 40.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
AMARAL, Luís, VARAJÃO, João. Planeamento de Sistemas de Informação. FCA – Editora de Informática, Lisboa, 2000, ISBN 972-722-193-9
GALATI, Stephen. Geographic Information Systems Demystified, 2006, Artech House, ISBN 978-1580535335
HEYWOOD, Ian, CORNELIUS, Sarah, CARVER, Steve. An Introduction to Geographical Information Systems, 4th Ed., 2011, Prentice Hall, ISBN 978-0273722595
AMINU, Mansir. A Geographic Information System for Sustainable Tourism Planning: An Integrated Approch, 2009, VDM Verlag, ISBN 978-3639214116