Sistemas de Tratamento de Água e Águas Residuais

Os estudantes devem possuir conhecimentos de base na área de engenharia química, bioquímica e hidráulica.

Para a concretização dos objectivos da unidade curricular e a conferência das competências previstas aos estudantes, o processo de ensino aprendizagem assenta:

a) no estudo de casos concretos, acompanhado de um conjunto de instruções que levam o estudante a analisá-los, a tirar conclusões e a tomar decisões ou sugerir acções;

b) na execução de exercícios práticos de aplicação dos conceitos teóricos;

c) na pesquisa bibliográfica necessária para complementar a informação obtida nas aulas.

Os discentes devem adquirir as seguintes competências, demonstrando: Conhecer os princípios de funcionamento de cada operação/processo unitário. Conhecer os critérios de concepção, funcionamento e operação associados a cada etapa de tratamento. Conhecer os principais sistemas de tratamentos terciários e a necessidade de valorização de resíduos e de águas residuais. Aplicar os conceitos anteriores à gestão eficiente de ETA e de ETAR.

SISTEMAS DE TRATAMENTO DE ÁGUAS: Amaciamento;Sedimentação;Filtração;Desinfecção .

SISTEMAS DE TRATAMENTO DE ÁGUAS RESIDUAIS:Tratamento preliminar e tratamento primário;Tratamento secundário;Tratamento terciário;Recuperação de fósforo e sua valorização como fertilizante. Factores de que depende a sua recuperação.;Necessidade de valorização de resíduos (lamas e resíduos agropecuários) e de reutilização de águas residuais urbanas tratadas para rega – NP-4434 (2005).;Legislação aplicável e necessidade de controlo de poluentes prioritários e emergentes em lamas e águas.

Metcalf & Eddy. Wastewater engineering: treatment and reuse. 5th Ed. McGraw HillInternational Editions. New York. 2014.; Sincero, a. P., Sincero, G.. “Physical-Chemical Treatment of Water and Wastewater. CRCPress, 2003.; Michael, J., Humenick. “Water and Wastewater Treatment – Calculations for Chemical andPhysical Processes”. Marcel Dekker Inc., 1977.; Walter J. Weber, Jr.. “Physicochemical Processes for Water Quality Control”. JohnWiley &Sons, 197