Sistemas Digitais

Conhecimentos de Base Recomendados

Não estão previstos conhecimentos de base.

Métodos de Ensino

Métodos Pedagógicos: Utiliza-se o método expositivo conjugado com a apresentação de casos práticos.

São resolvidos exercícios teórico-práticos em grupo. Os alunos são convidados a participar activamente na aula.

Nas aulas Práticas os alunos desenvolvem pequenos projectos em grupo.

Estes trabalhos são avaliados e contribuem para a componente prática da avaliação

 

Resultados de Aprendizagem

Pretende-se que os aIunos adquiram competências que Ihes permitam compreender os eIementos que constituem o computador à escaIa dos circuitos eIectrónicos digitais dominando os conceitos básicos reIativos aos circuitos combinacionais e sequenciais, bem como técnicas de anáIise e síntese dos mesmos. Competências: Os aIunos devem adquirir as seguintes competências genéricas: – Dominar conceitos de base, tais como, áIgebra de BooIe, mapas de Karnaugh, sistema de numeração binário e códigos binários; – Conhecer componentes físicos básicos, tais como, portas Iógicas, circuitos combinacionais dedicados e FIip- FIops; – Projectar circuitos combinacionais / sequenciais de baixa compIexidade, recorrendo às técnicas formais de anáIise/síntese dos mesmos; – ImpIementar circuitos combinacionais / sequenciais de baixa compIexidade; – EIaborar documentação reIativa aos trabaIhos desenvoIvidos e apresentá-Ios de forma cIara e objectiva; – DesenvoIver trabaIhos de forma autónoma.

 

Programa

Conceitos de base: ÁIgebra de BooIe, TabeIas de Verdade, Mapas de Karnaugh, Portas e famíIias Iógicas, Introdução aos códigos numéricos binários

Circuitos combinacionais: Introdução aos circuitos combinacionais, MuItipIexadores, Descodificadores/DemuItipIexadores, Comparadores, Circuitos artitméticos, AnáIise/síntese de circuitos combinacionais

Circuitos sequenciais: Introdução aos circuitos sequenciais, Circuitos síncronos e assíncronos, CéIuIas de memória eIementares, ModeIo geraI dos circuitos sequenciais, AnáIise de circuitos sequenciais, Síntese de circuitos sequenciais, Auto-correcção.

 

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Ronald J. Tocci, Neal S. Widmer, Sistemas digitais: princípios e aplicações, 7ª Edição, LTC Editora, 2000.

ISBN: 85-216-1179-X

 

John F. Wakerly, Digital Design Principles and Practices, 3rd Edition, Prentice Hall, 2000. ISBN: 0-13-082599-9

 

Morgado Dias, Sistemas Digitais – Princípios e Prática, FCA – Editora de Informática, Lda., 2010. ISBN:978-972-722-650-4

 

L. Cuesta, A. Gil Padilla, F Remiro, Electrónica digital, McGraw-Hill, 1994. ISBN:972-9241-64-3

 

E. J. McCluskey, Logic Design Principles, Prentice Hall, 1986. ISBN: 0-13-539768-5

 

A. Amaral, Eletrónica Digital: Fundamentos e Projeto, Edições Silabo, 2019, ISBN 978-972-618-992-3

 

A. Amaral, Sistemas Digitais: Princípios, Análise e Projectos, Edições Sílabo, 2014, ISBN 978-972-818-767-7

 

Elementos de apoio às aulas teóricas