Sistemas Elétricos e Qualidade de Serviço

Álgebra Linear, Análise Matemática, Eletrotecnia

Nas aulas teóricas é feita uma exposição teórica de cada assunto, recorrendo a métodos audiovisuais, estimulando a participação de alunos.

Nas aulas teórico-práticas é feita uma exposição teórica de cada assunto, complementada com um conjunto de exercícios que se pretende que os alunos resolvam durante a aula e que visa a aplicação das temáticas já abordadas.

– Compreender a organização, princípios de funcionamento e modo de exploração de um Sistema de Energia Elétrica (SEE).

– Apresentar as diferentes formas de produção de energia elétrica: formas convencionais e através de fontes renováveis.

– Saber os conceitos matemáticos necessários para a modelização e realização de estudos nos Sistema de Energia Elétrica.

– Conhecer os conceitos associados a qualidade de serviço no Sistema de Energia Elétrica: qualidade comercial,
continuidade de serviço e qualidade da onda de tensão (cavas de tensão, variações de tensão, sobretensões, harmónicos e regulação de tensão).

– Introdução aos Sistemas de Energia Elétrica – Rede Elétrica Nacional

– Apresentação dos diferentes tipos de centrais de produção de energia elétrica (térmicas, hídricas, energias renováveis).

– Composição do Sistema de Energia Elétrica

– Diagramas de Carga

– Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica

– Cálculo dos parâmetros elétricos das linhas e esquema equivalente em Pi

– Sistema por Unidade

– Caracterização das Cargas

– Trânsitos de Energia

– Qualidade de Serviço: Qualidade da Onda de Tensão; Continuidade de Serviço; Qualidade Comercial; Legislação e Recomendações; Análise de Casos Reais.

– Paiva, S., & Coelho, L. F. (2005). Redes de Energia Eléctrica: uma análise sistémica, IST Press.

– ERSE (2021). Manual de Procedimentos da Qualidade de Serviço dos Setores Elétrico e do Gás. Disponível em: https://www.erse.pt/media/xu5g55m1/mpqs-vers%C3%A3o-livro-2021.pdf

E-REDES (EDP Distribuição) & ISR (2005). Manual da Qualidade da Energia Elétrica. EDP. (Disponível em: file:///C:/Users/rmfm/Downloads/manual_qualidade_edp.pdf

Material de Apoio Disponível:

– Apontamentos das aulas teóricas,

– Apontamentos das aulas teórico-práticas