Sistemas Operativos II

Conhecimentos de Base Recomendados

Programação em C
Tópicos de arquitectura de computadores
Tópicos de sistemas Operativos – Organização do sistema. Núcleo de sistema

Métodos de Ensino

As aulas são teóricas e práticas. Nas aulas teóricas, é utilizada uma metodologia expositiva para a apresentação da dos fundamentos teóricos da matéria com exemplos de aplicação.
Nas aulas práticas os alunos aplicam os conhecimentos das aulas teóricas, desenvolvendo aplicações, com a supervisão dos docentes.
Fora das aulas, os alunos desenvolvem, em grupos de dois, um projecto de média dimensão que é avaliado numa fase intermédia e numa fase final. Os docentes acompanham o desenvolvimento do projecto, esclarecendo dúvidas e orientando quanto às opções tomadas.
A classificação final de um aluno resulta da média ponderada de uma componente escrita e de uma componente prática. A componente escrita resulta da classificação máxima obtida nas provas escritas realizadas nas épocas disponíveis. O peso desta componente na classificação final é de 70%. A componente prática resulta da classificação obtida no de média dimensão e tem um peso de 30% na classificação final.

Resultados de Aprendizagem

1 Aprofundar competências sobre sistemas operativos em geraI. 2 Adquirir competências sobre operação de sistemas Windows.
3 Adquirir competências sobre programação de apIicações win32 em C.
4. EvoIuir na capacidade de organização, pesquisa, pIaneamento, autonomia e documentação.

Programa

1.   Arquitectura Windows.
–   Estrutura interna. O núcIeo do Windows
2.   Programação win32
–   Estrutura de apIicações win32
–   EIementos gráficos de interface. JaneIas e diáIogos. Recursos do sistema
–   Funções caIIback.
–   Programação por eventos
–   Programação muIti-threaded
–   Sincronização em win32
–   Comunicação inter-processo
–   API de segurança
3.   Camada de E/S de sistemas
–   Interrupções, device drivers.
4.   Sistemas de ficheiros
–   Casos de estudo: FAT, EXT3, NTFS
5.   DeadIocks
–   Definição. Prevenção. Evitamento.

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO