Sociedade, Cultura e Identidade Surda

Os conteúdos a lecionar deverão ser concretizados com recurso a aulas teórico-práticas, de forma a fomentar o debate, a pesquisa de temas e problemas relativos à Cultura Surda, o aprofundamento das questões programáticas e o acompanhamento dos trabalhos e/ou atividades diversas que venham a ser desenvolvidos pelos alunos.
A avaliação respeitará o estabelecido no regulamento dos cursos de 1º ciclo da Escola Superior de Educação,
sendo que os alunos poderão optar por avaliação de frequência ou por avaliação por exame final:
Avaliação contínua será composta por 1 Frequência – 50.0%
Pesquisa, apresentação e discussão de um tema – 50.0%
Avaliação por exame – 100.0%

Explicar os conceitos de Sociedade e Comunidade;
– Discutir o conceito de Cultura e identidade na sociedade;
– Identificar as características sociais e culturais sobre a comunidade e a cultura Surda;
– Compreender as mudanças culturais nas sociedades ao longo dos tempos;
– Analisar criticamente as questões sociais, culturais e éticas que se colocam na sociedade global atual.

1. Sociedade, cultura e indivíduo:
– A construção social e cultura;
– Socialização e liberdade individual;
– Identidade Cultural: identidades retrospetivas e prospetivas e cultura Surda;
– Diversidade cultural: Etnocentrismo e Relativismo Cultural – conceitos e contextualização histórica.
– A sociedade e as minorias – o exemplo da Comunidade Surda;
– A mudança cultural hoje: a globalização.
2. Organização social e cultural – Os conceitos: sociedade, comunidade e associações.
– A evolução histórica da Comunidade Surda em Portugal e internacional.

Exame
  • - Exame - 100.0%
Avaliação contínua
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 50.0%
  • - Frequência - 50.0%

AFONSO, Carlos (2007). Reflexões sobre a Surdez: A Problemática Específica da Surdez. A Educação de Surdos. Vila Nova de Gaia: Edições Gailivro.
BAPTISTA, José Afonso (2008). Os Surdos na Escola. A exclusão pela inclusão.Vila Nova de Gaia: Fundação Manuel Leão.
CARVALHO, Paulo V. (2007). Breve História dos Surdos no Mundo e em Portugal. Lisboa: Surd’Universo.
COELHO, Orquídea (Coord.) (2005). Perscrutar e Escutar a Surdez. Santa Maria da Feira: Edições Afrontamento.
DORES, António P. (2020). Estado Social Real. Lisboa: RCP Edições.
DORES, António P. (2021). Reeducar o Século XXI. Lisboa: Lisboa Press.
LULL, James (Ed.) (2001) Culture in the Communication Age. London and New York: Routledge.
SANTOS, Boaventura de Sousa (Org.) (2001) Glogalização: Fatalidade ou Utopia? Porto: Edições Afrontamento.
SKLIAR, Carlos (2003). Pedagogia (Improvável) da Diferença. E se o Outro não estivesse aí? Rio de Janeiro:DP&A.