Sociologia da Cultura do Lazer e Turismo

Avaliação Periódica — Avaliação que ocorre ao longo do semestre letivo e que é constituída por uma componente individual teórica de prova escrita com a ponderação de 50% da nota final e uma componente de trabalho(s) preferencialmente em grupo com a ponderação de 50% da nota final.

Avaliação Por Exame — Modalidade de avaliação no final do um período de formação através de uma prova escrita individual de avaliação de conhecimentos com a ponderação de 100% na nota final.

Obterão aprovação as/os estudantes cuja classificação final seja igual ou superior a 9,5 valores.
Os alunos que obtiverem uma classificação entre 7,5 e 9,4 valores na modalidade de exame terão direito à realização de uma prova oral complementar, sendo que, nesta situação, a nota final corresponderá à média das classificações obtidas.

Compreender o âmbito da reflexão sociológica e sua relação com outras Ciências Sociais na análise do lazer e do turismo.
Aplicar conceitos e perspetivas sociológicos à análise do lazer e do turismo.
Reconhecer a importância do lazer em geral e do turismo em particular na sociedade atual.
Perceber o turismo enquanto fenómeno social total, seus determinantes e seus impactes.
Conhecer os fatores sociais que condicionam as preferências e comportamentos no domínio do lazer.
Perceber a evolução do lazer como consequência da transformação da sociedade.
Conhecer as condições de desenvolvimento do turismo nas sociedades emissoras e recetoras.
Relacionar os perfis dos turistas e os tipos de turismo com os seus impactos naturais e socioculturais e suas variáveis moderadoras.
Compreender a importância do património natural e cultural para o Turismo.
Identificar formas intercâmbio social e cultural proporcionado pela atividade turística e suas consequências.

1. ENQUADRAMENTO TEÓRICO
1.1 Génese, objeto e método da Sociologia
1.2 A Sociologia e as Ciências Sociais
1.3 Reflexão sobre “nós” e o “outro”