Sociologia da Pobreza e da Exclusão

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

As metodologias têm um caráter teórico-prático. Privilegia-se a pesquisa e discussão dos conteúdos por parte dos alunos com orientação e complemento do professor.

 

A avaliação periódica — ao longo do semestre letivo, será baseada numa componente que inclui a participação nas aulas e a realização de uma prova escrita individual, com uma ponderação de 50% e uma componente de trabalho(s) , individual(ais) e/ou em grupo, com uma ponderação de 50%.

A prova escrita é eliminatória, devendo os alunos obter a nota mínima de 7,5 de 0 a 20.

A natureza, características e ponderação dos diferentes trabalhos será objeto de análise na primeira aula e a informação vertida para o sumário e para a plataforma web.

 

Avaliação por exame — avaliação no final de um período de formação através de uma prova individual de avaliação de conhecimentos com a ponderação de 100% da nota final. Obterão aprovação os alunos cuja classificação seja superior a 9,5 valores. Os alunos que obtiverem uma classificação entre 7,5 e 9,4 valores realizarão uma prova oral, sendo que, a nota final corresponderá à média das classificações.

Resultados de Aprendizagem

– Compreender a construção / descontrução dos problemas sociais

 

– Conhecer e compreender as principais abordagens sociológicas e perspetivas de estudo sobre a pobreza e a exclusão

 

– Identificar e compreender processos e situações de pobreza e exclusão social

 

– Identificar as implicações para o estudo e intervenção social resultantes do entendimento da pobreza e da exclusão como problemas multidimensionais e globais

 

– Conhecer estratégias e políticas de intervenção face aos problemas da pobreza e exclusão social bem como da ação para a inclusão e inserção

 

– Conhecer a importância de usar pedagogias diferenciadas e integradoras com os diferentes grupos e indivíduos em situação de pobreza e exclusão social presentes nas atividades de ASE

Programa

1 – POBREZA E EXCLUSÃO

 

1.1 – Delimitações conceptuais

1.1.1 – Problemas sociais

1.1.2 – Privação, pobreza e exclusão social

1.1.3 – Inclusão e inserção

 

1.2 – Teorias sociológicas da pobreza e da exclusão

 

1.3 – Desigualdades, pobreza e exclusão social

 

1.4 – Configurações e contextos da pobreza e da exclusão social

 

1.5 – Processos e situações de pobreza e exclusão social em Portugal

 

2 – POLÍTICAS E ESTRATÉGIAS DE INTERVENÇÃO FACE AOS PROBLEMAS DA POBREZA E EXCLUSÃO E AÇÃO PARA A INCLUSÃO E INSERÇÃO

 

2.1 – Políticas públicas e políticas sociais

 

2.2 – Instrumentos de política

 

2.3 – Estado, ação pública e sociedade civil

 

2.4 – Poder local, pobreza e exclusão social.

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Exame
  • - Exame - 100.0%
Avaliação Contínua
  • - Frequência - 50.0%
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 50.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Balsa, C. (Org.) (2006). Conceitos e dimensões da pobreza e da exclusão social. Brasil: Edit Unijui; Lisboa: CEOS

 

Bastos, A., et al. (2011). Números com esperança. Coimbra: Almedina

 

Carmo, H. (coord.) (2001). Problemas sociais contemporâneos. Lisboa: U. Aberta

 

Carmo, R & Costa, A (2015) Desigualdades em questão – Análises problemáticas, Lisboa: Edit Mundos Sociais

 

Costa, A. B. da (2005). Exclusões sociais. Lisboa: Gradiva

 

Costa, A. B. da (Coord.) (2008). Um olhar sobre a pobreza: Vulnerabilidade e exclusão social no Portugal contemporâneo. Lisboa: Gradiva

 

Diogo F. et al (Orgs )(2016 ) Pobreza e Exclusão Social em Portugal – Contextos, Transformações e Estudos. Lisboa: Húmus

 

Guadalupe, S. (2010) Intervenção em rede – Serviço social, sistémica e redes de suporte social, Coimbra: Imprensa da UC

 

Ruivo, F. (2000). Poder local e exclusão social. Coimbra: Quarteto Editora

 

Xiberras, M. (1993). As teorias da exclusão: Para uma construção do imaginário e do desvio. Lisboa: Piaget