Sociologia do Desporto e Lazer

N/A

Avaliação Periódica — Avaliação que ocorre ao longo do semestre letivo e que é constituída por uma componente individual teórica de prova escrita com a ponderação de 50% da nota final e uma componente de trabalho(s) preferencialmente em grupo com a ponderação de 50% da nota final.

Avaliação Por Exame — Modalidade de avaliação no final do um período de formação através de uma prova escrita individual de avaliação de conhecimentos com a ponderação de 100% na nota final.

Obterão aprovação as/os estudantes cuja classificação final seja igual ou superior a 9,5 valores.
Os alunos que obtiverem uma classificação entre 7,5 e 9,4 valores na modalidade de exame terão direito à realização de uma prova oral complementar, sendo que, nesta situação, a nota final corresponderá à média das classificações obtidas.

Ter uma perspetiva geral do âmbito da Sociologia no quadro das Ciências Sociais, do contexto social e epistemológico do seu aparecimento e desenvolvimento, bem como das suas especificidades teóricas e metodológicas.

Distinguir o «social» do sociológico e aplicar os principais conceitos e perspetivas sociológicos na abordagem científica do Lazer e do Desporto enquanto fenómenos sociais complexos.

Compreender as relações entre as noções de lazer, tempo livre e trabalho em resultado da industrialização das sociedades ocidentais e a importância do lazer em geral e do desporto em particular na sociedade contemporânea.

Reconhecer os benefícios físicos, mentais e sociais associados à prática de atividades lúdicas e desportivas.

Perceber a função de socialização e educação do desporto e lazer e sua relevância para a identidade dos grupos sociais – valores, normas, controlo social, rituais e sistemas simbólicos.

Percecionar a organização do lazer pelo Estado, setor privado e sociedade civil – a instrumentalização versus o associativismo no lazer e desporto.

Conhecer as grandes tendências sociais, culturais, económicas, políticas e demográficas de evolução do desporto e do lazer em Portugal.

Entender a questão da violência e do comportamento desviante no desporto, bem como as tendências de mediatização, comercialização e massificação do mesmo.

1. Introdução à Sociologia do Lazer e do Desporto
1.1 Realidade social e diversidade das ciências sociais
1.2 Génese, objeto de estudo e método da Sociologia
1.3 Contexto da institucionalização da Sociologia como ciência