Sociologia dos Media

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

Utilizar-se-á nesta unidade curricular uma metodologia expositiva, tomando como ponto de partida os fundamentos teóricos da disciplina. Esta metodologia será complementada pela ilustração dos princípios teóricos a partir do recurso a dados empíricos. Será feito uso de artigos científicos recentes que demonstrem a aplicabilidade da teoria a situações concretas. Os estudantes poderão escolher a modalidade de Avaliação Periódica ou Avaliação por Exame. Em ambos os casos, a avaliação será composta por uma prova escrita sobre toda a matéria, que constituirá 100% da nota final.

Resultados de Aprendizagem

a) Compreenda o fenómeno da comunicação numa perspetiva social

b) Adquira uma perspetiva teórica integrada sobre os principais tópicos de pesquisa da disciplina

c) Demonstre capacidade de aplicação desses conhecimentos na resolução de problemas de pesquisa e na realização de práticas de comunicação (no âmbito de diferentes atividades profissionais nesta área).

Programa

Estudos dos Media e Construção Social da Realidade

I Opinião pública e pseudo-ambientes

II Agendamento

IIIEnquadramento

IV Espiral do Silêncio

V Tematização

VI Usos e Gratificações

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação Periódica
  • - Frequência - 100.0%
Exame
  • - Exame - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

BOYD, D., É Complicado, As vidas sociais dos adolescentes em rede, Lisboa, Relógio d’Água, 2015.

CARDOSO, G., Os Media na Sociedade em Rede (2ª ed.), Lisboa, Gulbenkian, 2014.

DEUZE, M, Media Life, Cambridge, Polity Press, 2012.

ESTEVES, J. Pissarra (Org.), Comunicação e Sociedade, Lisboa, Livros Horizonte, 2002

ESTEVES, JP, Sociologia da Comunicação, Lisboa, FCG, 2011.

FERREIRA, G. B., Comunicação, Media e Identidade, Lisboa, Colibri, 2009.

FERREIRA, G. B., Sociologia dos Novos Media, Covilhã, Labcom, 2018.

GRADIM, A. Framing, O Enquadramento das Notícias, Lisboa, Livros Horizonte, 2016.

SAPERAS, E., Os Efeitos Cognitivos da Comunicação de Massa, Porto, Asa, 1993