Sondagens e Estudos de Opinião

NA

As aulas intercalarão exposições teóricas sobre os conteúdos, análise de casos, demonstrações e a realização de exercícios práticos.

De acordo com o artigo 12º do Regulamento dos Cursos de Formação Inicial da ESEC os estudantes deverão optar, até seis semanas depois de iniciadas as atividades letivas, por uma das seguintes modalidades: avaliação de frequência ou exame final.

A AVALIAÇÃO DE FREQUÊNCIA incidirá sobre dois tipos de trabalho: Exercicios feitos nas aulas e um Teste. Cada uma destas componentes contribuirá com 50% para a nota final da avaliação de frequência.

O EXAME FINAL consistirá num teste escrito com uma parte teórica com questões de escolha multipla (50% da pontuação final do exame) e uma parte prática com um problema para resolver utilizando a aplicação SPSS (50% da pontuação final do exame).

Pretende-se que os estudantes sejam capazes de interpretar os resultados de sondagens e estudos de opinião e de usar técnicas de amostragem e tratamento de dados

Para o efeito os estudantes deverão adquirir os seguintes conhecimentos:

Saberes Disciplinares:

 Técnicas de amostragem probabilistica

 Construção de questionários

 Organização de bases de dados

 Análise e interpretação de resultados

 Apresentação e comunicação de resultados

Saberes Profissionais:

 Aplicar as técnicas de amostragem.

 Construir questionários.

 Organizar e conduzir um processo de recolha de informação.

 Codificar respostas e construir uma base de dados informática.

 Interpretar resultados obtidos com software de investigação (SPSS).

 Elaborar um relatório técnico.

 Apresentar dos resultados da investigação a diferentes públicos.

1. INTRODUÇÃO: O QUE SÃO SONDAGENS E INQUÉRITOS?

2. INFERÊNCIA E ERRO NOS INQUÉRITOS

3. CONSTRUÇÃO DE QUESTIONÁRIOS

4. AMOSTRAGEM

5. ADMINISTRAÇÃO DO QUESTIONÁRIO

6. ANÁLISE DOS DADOS DO INQUÉRITO

7. APRESENTAÇÃO DE RESULTADOS

8. PRINCÍPIOS E PRÁTICAS RELACIONADAS COM INTEGRIDADE CIENTÍFICA

9. COMPORTAMENTO ELEITORAL E SONDAGENS

Exame Final
  • - teste parte teórica - 50.0%
  • - teste parte prática - 50.0%
avaliação de frequência
  • - teste - 50.0%
  • - exercícios feitos nas aulas - 50.0%

Aldrich, J. H.& McGraw, K. M. (2012). Improving public opinion surveys: Interdisciplinary innovation and the american national election studies. Princeton: Princeton University Press.

Groves, R. M., Fowler, F. J., Couper, M. P., Lepkowski, J. M., Singer, E., & Tourangeau, R. (2004). Survey methodology. Hoboken, N.J.: John Willey & Sons.

Biemer, P. P., & Lyberg, L. E. (2003). Introdution to survey quality. Hoboken, NJ: John Willey & Sons.

ESOMAR. (2001). Excellence in international research 2001 . Amsterdam: Esomar.

Dillman, D. A. (2000). Mail and internet surveys: The taylored design method. New York: John Willey & Sons.

Fink, A. (1995). How to design surveys. Thousand Oaks, CA: Sage.

Tourangeau, R., Rips, L., & Rasinski, K. (2000). The psychology of survey response. Cambridge: Cambridge University Press.