Sondagens e Estudos de Opinião

As aulas intercalarão exposições teóricas sobre os conteúdos, análise de casos, demonstrações e a realização de exercícios práticos.

Os estudantes deverão optar por uma das seguintes modalidades: avaliação continua/periódica ou exame final.

A AVALIAÇÃO CONTINUA/PERIÓDICA incidirá sobre dois tipos de trabalho: Exercícios feitos nas aulas (30%) e um Teste (70%).

O EXAME FINAL consistirá num teste escrito com uma parte teórica (70%) com questões de escolha múltipla e resposta rápida e uma parte prática (30%) com um problema para resolver utilizando a aplicação SPSS.

Pretende-se que os estudantes sejam capazes de interpretar os resultados de sondagens e estudos de opinião e de usar técnicas de elaboração de questionários, de amostragem e tratamento de dados.

Saberes Disciplinares:

* Técnicas de amostragem probabilística usadas em questionários e sondagens de opinião

* Etapas e problemáticas na construção de questionários

* Organização de bases de dados de investigação

* Análise e interpretação dos resultados de questionários

* Apresentação e comunicação dos resultados

Saberes Profissionais:

* Aplicar as técnicas de amostragem em casos concretos de questionários e sondagens

* Construir questionários para recolha de dados para problemas concretos

* Organizar e conduzir um processo de recolha de informação para questionários e sondagens

* Codificar as respostas ao questionário e construir uma base de dados em SPSS

* Interpretar resultados estatísticos utilizando o SPSS.

* Elaborar um relatório técnico.

1. INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA OPINIÃO PÚBLICA

2. O ESTUDO DO COMPORTAMENTO POLÍTICO E SOCIAL

3. MODELO DA QUALIDADE TOTAL DO INQUÉRITO: INFERÊNCIA E ERRO

4. CONSTRUÇÃO DE QUESTIONÁRIOS

5. TÉCNICAS DE AMOSTRAGEM

6. ADMINISTRAÇÃO DO QUESTIONÁRIO

7. ANÁLISE DOS DADOS DO INQUÉRITO

8. APRESENTAÇÃO DE RESULTADOS

9. PRINCÍPIOS E PRÁTICAS RELACIONADAS COM INTEGRIDADE CIENTÍFICA

Avaliação Contínua
  • - Assiduidade e Participação - 30.0%
  • - Frequência - 70.0%
Exame
  • - Componente Teórica - 30.0%
  • - Componente Prática - 70.0%

* Atkenson, L. R. & Alvarez R. M. (2018). The Oxford Handbook of Polling and Survey Methods. New York: Oxford University Press

*Campbell, W. J. (2020). Lost in a Gallup : Polling Failure in U. S. Presidential Elections. 336 TS-WorldCat M4-Citavi.

* Groves, R. M., Fowler, F. J., Couper, M. P., Lepkowski, J. M., Singer, E., & Tourangeau, R. (2009). Survey methodology 2nd ed. Hoboken, N.J.: John Willey & Sons.

*Larsen, E. G., & Fazekas, Z. (2021). Reporting Public Opinion: How the Media Turns Boring Polls into Biased News. Reporting Public Opinion.

*Lyberg, L. (2012). Survey quality. Survey Methodology, 38(2).

*Miller, P. V. (2017). Is There a Future for Surveys? Public Opinion Quarterly, 81(S1), 205–212.