Surdez e Comunicação

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

As aulas serão de carácter expositivo, no entanto partirão sempre das representações individuais dos estudantes e será mantida uma dinâmica de interação constante com os estudantes. O método de trabalho de grupo, pesquisa e apresentação de trabalhos será também uma forma de aprendizagem a privilegiar. Avaliação periódica desta UC irá assentar na elaboração de um trabalho de grupo (40%) e numa prova escrita (60%).

Resultados de Aprendizagem

Ao finalizar esta Unidade Curricular, pretende-se que os alunos sejam capazes de:
– Descrever a história da educação dos surdos, desde o oralismo até bilinguismo;
– Interpretar os relatórios audiológicos no que respeita aos diferentes tipos e graus de surdez;
– Descrever o processo de aquisição e desenvolvimento da linguagem oral e gestual em crianças surdas;
– Descrever as metodologias de ensino da língua oral e o ensino bilingue na surdez;
– Entender a surdez de acordo com a sua identidade e cultura próprias
– Descrever a visão da surdez de acordo com as perspetivas clínica e sócio-antropológica;
– Argumentar face aos mitos existentes em relação à surdez e às línguas gestuais

Programa

1 – Anátomo-fisiologia do ouvido e diferentes tipos e graus de surdez
2 – Aquisição e desenvolvimento da linguagem em crianças surdas: Língua oral e língua gestual;
3 – Metodologias de ensino bilingue dos surdos;
4 – Mitos em relação à surdez e às línguas gestuais;
5 – Perspetiva clínica e sócioantropológica da surdez;
6- A surdez narrada na literatura infanto-juvenil
7- Legislação Portuguesa na área da surdez.

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Exame
  • - Exame - 100.0%
Avaliação periódica
  • - Frequência - 60.0%
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 40.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Baptista, M. (2012). Educar e Comunicar na surdez: duas faces do mesmo desafio, Grácio Editora.
Capovilla, F. (2010). Filosofias educacionais em relação ao surdo: do oralismo à comunicação total ao bilinguismo. Revista Brasileira de Educação Especial, v.6, n.1, 2000. p. 99-116
Carvalho, P. (2007) Breve História dos Surdos em Portugal e no Mundo. Surd’Universo.
Góes, M. (1999) Linguagem, Surdez e Educação. Editora Autores Associados.
Lapalu, Y. (2006) Léo, O Puto Surdo. Surd’Universo, Lisboa