Técnicas de Animação de Grupo

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

A avaliação respeitará o estabelecido no regulamento Interno da Escola Superior de Educação, pelo que os alunos poderão escolher uma das seguintes modalidades: avaliação de frequência ou avaliação por exame.
O exame final realiza-se no final do semestre, versando sobre todo o conteúdo programático efetivamente lecionado e sumariado.
Apresenta-se sob forma de uma prova escrita (sem consulta).
A avaliação contínua assentará no permanente envolvimento e qualidade de participação dos formandos nas actividades individuais e/ou de grupo, na realização do trabalho e/ou no teste de avaliação (40%/60%) a ser negociado com os alunos no início do ano.
Considerando o carácter teórico-prático desta unidade curricular utilizar-se-á, a exposição teórica, o trabalho de grupo e o trabalho individual e aulas geridas pelos alunos, valorizando-se a sua participação e envolvimento na construção da suas aprendizagens. A componente prática, realizar-se-á na sala de aula e noutros espaços, sempre que possível

Resultados de Aprendizagem

Competências:

1.1.1.6: Utilizar pedagogias não-directivas que fomentem a autonomia, a responsabilidade e a partilha de autoridade dos participantes;
1.2.1.4: Conhecer técnicas participativas de animação e da discussão temática em grupo, facilitadoras de auscultação, diagnóstico e avaliação;
1.3.2.1: Organizar eventos (seminário, congresso, etc.), em função dos objectivos da intervenção comunitária;
1.3.2.1: Identificar estratégias, técnicas e actividades de animação, tendo em conta os destinatários e objectivos.

Objectivos:

1. Proporcionar aos formandos conhecimentos e competências que lhes permitam apreender e consolidar noções operatórias relativas aos processos e mecanismos de animação de grupos e de preparação de reuniões;

2. Conhecer e aplicar técnicas de animação de grupos;

3. Saber preparar e conduzir reuniões de trabalho grupal.

Programa

1. O GRUPO: Estruturas e processos grupais; a natureza psicossociológica dos grupos de trabalho: os grupos como instrumentos de trabalho.
2. A COMUNICAÇÃO ENQUANTO PROCESSO GRUPAL E DINÂMICO: Atitudes facilitadoras da comunicação.
3. TÉCNICAS DE ANIMAÇÃO DE GRUPOS:
a) Processo e critérios de selecção/aplicação de técnicas de animação de grupo
(i. Definição de objectivos;
ii. conhecimento do grupo – estrutura, níveis de desenvolvimento, tamanho, contexto grupal;
iii. conhecimento/ domínio prévio das técnicas; iv. adaptação das técnicas ao grupo; v. competências do animador);
b) Técnicas de animação de grupos (técnicas de apresentação, técnicas de conhecimento, técnicas de afirmação, técnicas de confiança, técnicas de comunicação, técnicas de cooperação, técnicas de resolução de conflitos, técnicas de avaliação);
c) A preparação de reuniões.

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação contínua
  • - Frequência - 60.0%
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 40.0%
Exame
  • - Exame - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Baguinha, M. (1996). Dinâmica de grupo. Lisboa: IEFP.
Brander, P., et al. (eds.) (2002). Compass. The Manual on HRE. Estrasburgo: COE
Ramos, F.S. (2010) (Coord.). Educação para a Cidadania e Direitos do Homem. Material de apoio à formação. Coimbra: FR(Ed)
Correia, V. (selec. e apresent.) (2012). Técnicas de animação de grupo – Caderno de Texto. Coimbra: ESEC.
Lima, M., & Gail, A. (2011). Posso ser? Dinâmicas grupais em torno da personalidade e do envelhecimento. Coimbra: Minerva.
Monclús, C. (2014). Las técnicas del teatro del oprimido en la formación de los técnicos superiores de animación sociocultural.
Quadernsanimacio.net, 20, 1-11. Retirado de http://quadernsanimacio.net/index_htm_files/TASOCTOPRIMIDO.pdf
Moura, C. (ed.) (2012). Processos e estratégias do envelhecimento: Intervenção para o envelhecimento ativo. Porto: Euedito.