Técnicas de Animação de Grupo

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

As sessões de formação serão de tipo teórico-prático (com predomínio deste último), com breves exposições sistematizadas de conhecimentos, análises críticas baseadas em textos e trabalhos práticos de seleção/ aplicação e prática de técnicas de comunicação e animação grupal, que serão seguidas de reflexões críticas sobre as mesmas.
Os alunos poderão escolher a avaliação de frequência ou por exame.
A avaliação de frequência consistirá nos seguintes trabalhos: 1. Selecção, aplicação e avaliação de duas técnicas de animação de grupos, no âmbito de uma actividade a realizar na aula e em conformidade com as exigências de uma sessão de simulação pedagógica ou educativa; 2. elaboração de um trabalho escrito de apoio ao trabalho indicado em (1), contendo a documentação e material suscetíveis de enquadrar e reforçar esse mesmo trabalho.

Resultados de Aprendizagem

Competências:

1.1.1.6: Utilizar pedagogias não-directivas que fomentem a autonomia, a responsabilidade e a partilha de autoridade dos participantes;
1.2.1.4: Conhecer técnicas participativas de animação e da discussão temática em grupo, facilitadoras de auscultação, diagnóstico e avaliação;
1.3.2.1: Organizar eventos (seminário, congresso, etc.), em função dos objectivos da intervenção comunitária;
1.3.2.1: Identificar estratégias, técnicas e actividades de animação, tendo em conta os destinatários e objectivos.

Objectivos:
1. Proporcionar aos formandos conhecimentos e competências que lhes permitam apreender e consolidar noções operatórias relativas aos processos e mecanismos de animação de grupos e de preparação de reuniões;
2. Conhecer e aplicar técnicas de animação de grupos; 3. Saber preparar e conduzir reuniões de trabalho grupal.

Programa

1. O GRUPO: Estruturas e processos grupais; a natureza psicossociológica dos grupos de trabalho: os grupos como instrumentos de trabalho.
2. A COMUNICAÇÃO ENQUANTO PROCESSO GRUPAL E DINÂMICO: Atitudes facilitadoras da comunicação.
3. TÉCNICAS DE ANIMAÇÃO DE GRUPOS:
a) Processo e critérios de selecção/aplicação de técnicas de animação de grupo (i. Definição de objectivos; ii. conhecimento do grupo – estrutura, níveis de desenvolvimento, tamanho, contexto grupal -; iii. conhecimento/ domínio prévio das técnicas; iv. adaptação das técnicas ao grupo; v. competências do animador);
b) Técnicas de animação de grupos (técnicas de apresentação, técnicas de conhecimento, técnicas de afirmação, técnicas de confiança, técnicas de comunicação, técnicas de cooperação, técnicas de resolução de conflitos, técnicas de avaliação);
c) A preparação de reuniões.

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Aval. Contínua
  • - elementos de avaliação contínua - 100.0%
Exame
  • - Exame - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Aguilar, M.; Ander-Egg, E. (1988). Como dirigir una asamblea: participação eficaz. Buenos Aires: Ed Humanitas Incasur.
Ander-Egg, E. (1992). ¿Como hacer reuniones eficaces? Madrid: ICSA
Baguinha, M. (1996). Dinâmica de grupo. Lisboa: IEFP
Col. Amani (1996). Educación Intercultural: análisis y resolución de conflictos. 2ª ed. Madrid: Ed Popular
Brander, P.; Keen, E.; Lemineur, M.-L., (eds.) (2002) (2002). Compass. The Manual on HRE. Estrasburgo: COE Pub. Trad. Port.: Farol. Manual
de EDH com Jovens. Coimbra: Pub. HUMANAS
EYC (1995). Educational Pack. Estrasburgo: COE.
Francia, A.; Mata, J. (1992). Dinámica y técnicas de grupos. Madrid: Ed CCS
Fresneda, R. (1997). El juego de grupo como elemento educativo. Madrid: Ed CCS.
Quintas, S. (1998). Técnicas de grupo en animación comunitaria. Salamanca: Amarú
Ramos, F. S. (2010) (Coord.). Educação para a Cidadania e Direitos do Homem. Material de apoio à formação. Coimbra:FR(Ed)
Schutzenberger, A. A. (1986). Le jeu de rôle. 2ª ed.Paris:ESF