Técnicas de Cena – Sonoplastia

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

A metodologia de ensino assentará numa vivência prática dos diversos conteúdos programáticos, pelo que o conhecimento será adquirido tendo com ponto de partida um conjunto de tarefas/projetos propostos aos alunos, os quais permitirão concretizar os conhecimentos expostos previamente nas aulas. Pretende-se desta forma fortalecer não só o conhecimento e a capacidade de decisão, mas também a autonomia de operação com os recursos áudio. Por este conjunto de razões a avaliação será efetuada tendo como base o conjunto dos trabalhos propostos, dos quais se apurará a média simples, e que valerá 80% da classificação final, sendo os restantes 20% atribuíveis à pontualidade, assiduidade, autonomia, qualidade de desempenho.

Avaliação Contínua:
Participação em aula: 20%
Conjunto de trabalhos/atividades de avaliação de acordo com as temáticas do programa: 80%

Avaliação por exame:
Exame 100%

Resultados de Aprendizagem

Esta unidade curricular tem como objetivo dotar os alunos de um conjunto de conhecimentos e competências eminentemente técnicas que lhes permitam recensear, e dar resposta às necessidades de áudio básicas de um espetáculo de teatro ou similar. Ficarão assim os alunos aptos a dar cumprimento a necessidades, procedimentos e técnicas a levar a cabo para o bom desempenho do trabalho a realizar em cena, ou como seu suporte. Deverão assim os alunos estar aptos no final do semestre a montar e colocar um sistema de captação simples, montar e operar um sistema de reprodução/gravação simples, bem como editar e produzir conteúdos áudio simples com o recurso a ferramentas informáticas adequadas.

Programa

1. Princípios básicos de áudio:
a. Sinal elétrico;
b. Sinal de áudio;
c. Sistema de som: componentes, sua função e critério de operação;
d. Critérios de ligação: cabos e terminais (TS, TRS, RCA, XLR);
e. Sinal balanceado e não balanceado;
f. Palco sonoro.
2. Captação:
a. Microfones: tipos e princípio de funcionamento;
b. Diagramas de polaridade;
c. Técnicas pontuais e técnicas stereo.
3. Mistura e efeitos:
a. A mistura de som: a mesa de mistura: fade in e fade out;
b. Princípios básicos de mistura de som;
c. Tratamento dinâmico: equalização e compressão dinâmica;
d. Efeitos: reverberação, delay e efeitos de modulação.
4. Edição de áudio: conceito de DAW e sua operação:
a. A Digital Audio Workstation como base de trabalho;
b. Configuração/Gravação em ambiente DAW;
c. Breve introdução ao áudio digital: sample rate, resolução;
d. Critérios básicos de edição não destrutiva.

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Exame
  • - Exame - 100.0%
Avaliação contínua
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 80.0%
  • - Assiduidade e Participação - 20.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

BIEDERMAN, Raven; PATTISON, Penny , Basic Live Sound Reinforcement: A Practical Guide for Starting Live Audio, Nova Iorque, Londres, Focal Press, 2013, ISBN 978-0-240-82101-6

BRICE, Richard; DAVIS, D.; DUNCAN, B.; HOOD, J. Linsley; …, Audio Engineering: Know It All, Oxford, Elsevier, 2008, ISBN: 978-1-85617-526-5

FONSECA, Nuno, Introdução à Engenharia de som, (6a ed.), Edições FCA, 2012, ISBN:978-972-722-728-0

HUBER, David M.; RUNSTEIN, Robert E. Modern Recording Techniques, (8a ed.), Nova Iorque, Focal Press, 2013

KAYE, Deena; LeBrecht, Sound and Music for the Theatre (4a ed.), Nova Iorque, Focal Press, 2016, ISBN9781315776477

MARQUES, Miguel Pinheiro, Sistemas e Técnicas de Produção Áudio, Edições FCA, 2014, ISBN 978-972-722-764-8

RAYBUM, Ray A., Eargles’s The Microfone Book: From Mono to Stereo to Surround – A Guide to Microfone Design and Application, (3a ed.), Nova Iorque, Londres, Focal Press, 2011, ISBN978-0240820750