Técnicas de Comunicação

Conhecimentos de Português ao nível do ensino secundário.

1. Aulas teórico-práticas.

2. Apresentações orais.

Desenvolver competências de compreensão e expressão oral, escrita e audiovisual.

Pesquisar, selecionar e tratar informação para a elaboração de relatórios técnico-científicos.

Elaborar conclusões a partir de informação apresentada.

Reconhecer a importância e saber adequar o discurso na elaboração de conteúdos próprios à situação de comunicação.

1. Princípios básicos de comunicação oral e escrita: semelhanças e diferenças.

2. Utilização adequada da linguagem oral e de suportes audiovisuais para falar em público e fazer apresentações orais.

3. Noções sobre a especificidade da linguagem escrita na elaboração de relatórios.

4. Manuseio de fichas técnicas, registo e tratamento da informação obtida através de material impresso e online.

5. Estrutura do relatório de natureza técnico-científica: partes fundamentais e acessórias, diferenças entre quadros, tabelas e figuras e respetivas identificações, conceito de plágio, tipos de citações e modos de referência à fonte, normas de identificação bibliográfica, elaboração de identificação bibliográfica, elaboração de resumos e palavras-chave.

6. Escrita e mundo laboral: elaboração de currículos, cartas de apresentação e de candidatura; conceito e tipos de entrevista de emprego.

APA (2019). Manual of the American Psychological Association. 7th edition. USA: American Psychological Association.

BASTOS, L.R., FERNANDES, L.M., PAIXÃO, L., DELUIZ, N. (1995)- Manual para elaboração de projetos e relatórios de pesquisa, teses, dissertações e monografias. 4ª ed. Rev. e Ampl. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan.

ESTRELA, E.; SOARES, M.A.; LEITÃO, M.J. (2007) – Saber escrever uma tese e outros textos. 5ªed. Lisboa: Dom Quixote. ISBN 978-972-20-3173-8.

NP 405-1 (1994) – Informação e documentação – Referências bibliográficas: documentos impressos. Instituto Português da Qualidade (IPQ).

SILVA, D.; SILVA, L. (2003) – Jogos de Oralidade. Porto: Porto Editora. ISBN 972-0-31096-0.

NP 405-3 (2000) – Informação e documentação – Referências bibliográficas: documentos não publicados. Instituto Português da Qualidade (IPQ).

NP 405-4 (2002) – Informação e documentação – Referências bibliográficas: documentos electrónicos. Instituto Português da Qualidade (IPQ).

ROCHA, A.; ROHRICH, O. (2012) – Como procurar e conseguir emprego: guia prático do candidato. Lisboa: Pactor. ISBN 978-989-693-019-6.