Técnicas de Comunicação de Marketing

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

Presencial: Os conteúdos programáticos serão desenvolvidos preferencialmente através exposição/debate e aplicação prática;

Autónoma: Desenvolvimento de um trabalho de grupo, a apresentar oralmente no final do semestre. Realização de exercícios individuais.

Resultados de Aprendizagem

– Conhecer as principais técnicas de comunicação de marketing
– Identificar os princípios orientadores de um plano de comunicação
– Relacionar o uso das diferentes técnicas (mix da comunicação)
– Conhecer os princípios da criação na comunicação comercial (mix da criatividade)
– Conhecer os meios de comunicação e seus suportes

Programa

1. Da estratégia de marketing à estratégia de comunicação
a) O mix da comunicação
i. Publicidade
1. A criação
2. O processo criativo
3. O mix da criatividade
4. A produção de campanhas
ii. Patrocínio/mecenato
iii. Promoção de vendas
iv. Marketing directo
v. Marketing online
vi. Comunicação multicanal integrada
b)Estrutura de uma estratégia de comunicação

2. Planeamento de meios
a) A escolha dos meios (TV, rádio, imprensa, cinema, publicidade exterior, internet)
b) O plano de meios e a escolha dos suportes

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
  • - Trabalho individual - 25.0%
  • - Frequência - 25.0%
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 50.0%
Exame
  • - Trabalho Prático - 50.0%
  • - Exame - 50.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Belch, G., & Belch, M. (2021). Advertising and Promotion: An Integrated Marketing Communications Perspective (12th ed.). McGraw Hill.

Castro, J. P. (2002). Comunicação de marketing. Edições Sílabo.

Lendrevie, J., Baynast, A., Dionísio, P., & Rodrigues, J. V. (2010). Publicitor (7ª ed.). Publicações D. Quixote.

Percy, L. (1996). Strategies for implementing integrated marketing communications. McGraw Hill.

Schimp, T. A. (2002). Propaganda e promoção: Aspectos complementares da comunicação integrada de marketing (5.ª ed.). Bookman.

Schultz, D. E., Tannenbaum, S. I., & Lauterborn, R. F. (1996). The new marketing paradigm: integrated marketing communications. McGraw Hill.