Técnicas de Jornalismo Radiofónico

N/A

A metodologia de ensino direta aplicar-se-á nas sessões teórico-práticas, de exposição de conteúdos e análise de casos. Nas aulas práticas, será seguida a metodologia indireta, simulando-se uma redação radiofónica.
Avaliação Contínua:
Participação presencial: Os alunos são avaliados pela sua participação nos trabalhos desenvolvidos em aula.
Trabalhos de grupo: Produção de três programas informativos em aula (podcasts) (45% da nota, resultante da média aritmética dos trabalhos).
Trabalho individual: Execução, maioritariamente em aula, de um programa informativo (podcast) (55% da nota).
Avaliação por exame:
Prova escrita (40%)
Prova técnica (60%): programa informativo (podcast).
Todos os tipos e componentes de avaliação têm uma nota mínima de 7,5 Valores; caso não seja alcançada, a designação final em pauta é NRC.

Pretende-se que, no final do semestre, os alunos apresentem sólidos conhecimentos no que respeita à produção de informação radiofónica, seja na realização dos diversos géneros jornalísticos, seja na produção de programas informativos para rádio. Os estudantes deverão ainda adquirir conceitos fundamentais da rádio na era digital. Os trabalhos informativos devem adequar-se a diferentes plataformas, nomeadamente multimédia, e os estudantes devem dominar todo o processo produtivo, desde a conceção até à publicação online, nomeadamente através de podcasts.

Rádio na Era Digital
Informativos radiofónicos
Géneros jornalísticos em programas informativos
Transmissão/receção em direto, em diferido e on demand (podcasting)

Exame
  • - Componente teórica - 40.0%
  • - Componente prática - 60.0%
Avaliação contínua
  • - Trabalhos de grupo - 45.0%
  • - Trabalho individual - 55.0%

Cebrián, M. (2008). La radio en Internet. La Crujía.
Gazi, A.; Starkey, G.; Jedrejewski, S. (2011). Radio Content in the Digital Age: The Evolution of a Sound Medium. Intellect.
Martínez-Costa, M.P.; Unzueta, J. R. D. (2005). Lenguaje, Géneros Y Programas de Radio: Introducción a la Narrativa Radiofónica. EUNSA.
Meneses, J. P. (2012). Estudos sobre a Rádio. Passado, Presente e Futuro. Mais Leituras.
Piñeiro-Otero, T.; & Ribeiro, F. (2015). Mobilidade da rádio na era digital: interatividade, participação e partilha de conteúdos nas emissoras ibéricas, in Comunicação e Sociedade, vol. 28, 2015, pp. 271 – 289. http://dx.doi.org/10.17231/comsoc.28(2015).2281
Priestman, C. (2006). Web Radio: Radio Production for Internet Streaming. Focal Press.
Tenorio, I. (2012). La Nueva Radio: Manual Completo del Radiofonista 2.0. Marcombo.
Volpini, F., & Ortiz, M. A. (1995). Diseño Programas Radio. Paidós.