Técnicas de Pesquisa de Marketing

Conhecimentos de Base Recomendados

N.A

Métodos de Ensino

Os conteúdos programáticos serão desenvolvidos mediante a combinação de sessão expositivas com
sessões práticas e a resolução de exercicios ou análise e discussão de casos.
A avaliação compreende a realização de um trabalho de grupo (50%) e um teste individual (40%). A presença e a participação nas aulas terão também uma ponderação de 10%.
O exame final a esta disciplina é composto por um teste escrito (50%) e por um trabalho com a mesma ponderação.

Resultados de Aprendizagem

Adquirir as competências necessárias que permitam efectuar uma pesquisa de marketing

Programa

1. Introdução e fases iniciais da pesquisa de Marketing
1.1. Definição de Pesquisa de Marketing
1.2. Desenvolvimento da pesquisa de marketing como profissão
1.3. O uso da pesquisa de marketing
2. O processo de pesquisa
2.2. Fontes de infromação
2.3. Escolha das abordagens de pesquisa
2.4. Planear o método de pesquisa
2.5. Condução da pesquisa
2.6. Abordagens de pesquisa
2.6.1. Pesquisa descritiva
2.6.2. Pesquisa exploratória
2.6.3. Pesquisa causal
2.7. Métodos de pesquisa
2.7.1. Pesquisa quantitativa vs. qualitativa
2.7.2. Metodologias de pesquisa
3. Determinação sa questão de pesquisa
3.1. Definição do processo critico
3.2. A questão de pesquisa
4. O propósito da pesquisa
5. Dados secundários
6. Pesquisa qualitativa
7. Análise de dados e a apresentação do relatório

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
  • - Participação nas aulas - 10.0%
  • - Trabalho de Grupo - 50.0%
  • - Teste Individual - 40.0%
Avaliação por Exame
  • - Exame - 50.0%
  • - Trabalho Individual - 50.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

KOTLER, P. e KELLER, K. L., 2005. Administração de marketing,12ª ed.. S.Paulo; Prentice Hall
MALHOTRA, N. K. e ROCHA, I., 2006. introdução à pesquisa de marketing. S.Paulo; Prentice Hall
MALHOTRA, N. K., 2001. Pesquisa de markrting, uma orientação aplicada, 3ª ed.. Porto Alegre: Bookman