Tecnologia Educativa

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

A avaliação respeitará o estabelecido no regulamento Interno da Escola Superior de Educação, pelo que os alunos poderão escolher uma das seguintes modalidades: avaliação de frequência ou avaliação por exame.
O exame final realiza se no final do semestre, versando sobre todo o conteúdo programático efetivamente lecionado e sumariado. Apresenta se sob forma de uma prova escrita (sem consulta).
A avaliação contínua assentará no permanente envolvimento e qualidade de participação dos formandos nas actividades individuais e/ou de grupo, na realização/selecção de recurso pedagógico e no teste de avaliação.
Considerando o carácter teórico-prático desta unidade curricular utilizar-se-á, a exposição teórica, o trabalho de grupo e o trabalho individual e aulas geridas pelos alunos, valorizando-se a sua participação e envolvimento na construção da suas aprendizagens.
A componente prática, realizar-se-á na sala de aula com recurso ao computador ligado à Internet.

Resultados de Aprendizagem

– Domine os conceitos e fundamentos da tecnologia educativa, da comunicação e dos media;

– Favoreça a integração curricular produzindo meios e materiais de ensino adequados à acção pedagógica;

– Forme o sentido crítico, elaborando estratégias de selecção e integração dos diferentes Media, para exploração em contexto de sala aula.

Programa

1 – Tecnologia Educativa

1.1 – Evolução conceptual
1.2 – Perspectiva actual da Tecnologia Educativa

2- A Comunicação e os Media

2.1 – Informação e Comunicação
2.2 – Modos de Comunicação
2.3 – Modelos de Comunicação
2.4 – Processo de Comunicação

3- Os Meios Audio-Scripto-Visuais

3.1 – Funções didácticas dos meios
3.2 – Exploração didáctica dos meios

4 – Utilização e integração curricular dos meios e materiais de ensino

4.1 – Recursos convencionais
4.2 – As tecnologias impressas
4.3 – As tecnologias audiovisuais
4.4 – As tecnologias digitais

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Aval. Contínua
  • - elementos de avaliação contínua - 100.0%
Exame
  • - Exame - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

CARDOSO,G.(2006).Os media na sociedade em rede”.Lx: Fundação Caloust Gulbenkian.

COUTINHO, C. G. F. P. (2005) ” Percursos da Investigação em Tecnologia Educativa em Portugal: uma abordagem temática e metodologia a publicações Cientificas” Braga: UM I. E. Psic.

FREIXO, M.J. V. (2006).”Teorias e Modelos de Comunicação.Epistemologia e Sociedade Lx: I. P.

MODERNO, A (1992). “A Comunicação audiovisual no processo didáctico: no ensino e na formação profissional”. Aveiro: Dep. de Didác.e T. E. da U. A.

MONGE CRESPO, Mª C.(2005).”Aprender y Desaprender com Nuevas Tecnologias. Propuesta didáctica.” Zaragoza: Edit. Mira

NADAL, M.; CELADA, P. e MARTIN, V. (1991). “Los médios audiovisuales al servicio do del centro educativo”. Madrid: Ed. Castalia.

PARASKEVA , J. M.; OLIVEIRA, L.R(2006) ” Curriculo e Tecnologia Educativa” Mangualde: Ed Pedagogo

SILVA, B. (1998). “Educação e Comunicação: Uma análise das implicações da utilização audiovisual em contexto pedagógico”. Braga: C.E.E.P, IEP. UM