Tecnologias da Informação e Comunicação

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

A unidade curricular será lecionada através de aulas teórico-práticas, procurando-se, no entanto, fazer uma clara distinção entre uma vertente teórica e uma outra vertente de carácter essencialmente prático. A avaliação contínua é feita com recurso um trabalho de trabalho de programação em grupo. As avaliações de programas serão avaliados segundo a processo do Dr Scratch – http://www.drscratch.org/ – que avalia projetos Scratch com relação a sete “dimensões”, ou seja, pensamento lógico (LT), representação de informação de dados (IR), interatividade do usuário (IN), controle de fluxo (FC), abstração (AB) e decomposição de problema, paralelismo ( PA) e sincronização (SN)- peso 60%; componente de relatório – peso 25% e apresentação (sessão poster) – peso 15%.

Resultados de Aprendizagem

Após a frequência desta unidade curricular, o aluno deve ser capaz de desenvolver o pensamento computacional, codificando projetos em Scratch (MIT), usando as diversas funcionalidades disponíveis no software, incluindo a ligação a dispositivos físicos: makey makey, BBC microbit e robot autónomos (ex Cubetto).

Programa

Linguagem de programação Scratch (MIT): declaração de variáveis; Blocos de controlo e diversos operadores de decisão, matemáticos e comparação; controlo de Sprites e suas funcionalidades; projetos práticos de animação, jogos e storyteller.

Ensino de programação no Pré-escolar e 1º ciclo:
Explorar o Scratch como uma linguagem de programação. Compreensão dos principais conceitos de programação; algoritmos, sequenciamento, repetição, variáveis e seleção. Reflexão sobre sobre o ensino-aprendizagem e prática em sala de aula. Identifique conceitos de programação por meio de projetos, quer digitais, quer “off-line”/unplugged. Aplicar uma abordagem transcurricular à programação.

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
  • - Apresentação (sessão poster) - 15.0%
  • - Componente de relatório - 25.0%
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 60.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Creative Computing Curriculum, Creative Computing Lab at the Harvard Graduate School of Education (inglês e português)
https://creativecomputing.gse.harvard.edu/guide/curriculum.html
BBC Microbit: https://microbit.org/pt-pt/

Helena Peralta e Fernando Albuquerque Costa. Competência e confiança dos professores no uso das TIC. Síntese de um estudo internaciona. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade deLisboa.
http://scratch.mit.edu/
Learn to Program with Scratch: A Visual Introduction to Programming with Games, Art, Science, and Math Paperback – February 23, 2014 by Majed Marji (Author)
#ScratchEmCasa – https://sip.scratch.mit.edu/scratchathome/
ScratchJr – Programação para crianças pequenas – https://www.scratchjr.org/, como App’s
para tablets, ou para desktop Scratch Jr for Desktop – Open Source Community Port, em
https://jfo8000.github.io/ScratchJr-Desktop/
Icecream – software de gravação de vídeos com écrans, webcams, etc para vídeos até 5
minutos (versão livre) – https://icecreamapps.com/Download-Screen-Recorder/
OBS – software de gravação de vídeos com écrans, webcams, etc para vídeos – livre acesso –
https://obsproject.com/
Robot Cubetto: https://www.primotoys.com