Tecnologias da Informação e Comunicação

Conhecimentos de Base Recomendados

Sendo esta uma unidade curricular de introdução às tecnologias da informação e comunicação, não são necessários conhecimentos prévios.

Métodos de Ensino

A unidade curricular é leccionada através de aulas teórico-práticas, procurando-se, no entanto, fazer uma clara distinção entre uma vertente teórica (sobre dados, informação, sistemas de informação, sistemas informáticos, redes informáticas) e uma outra vertente de carácter essencialmente prático (onde se usam aplicações de produtividade: processamento de texto, folhas de cálculo e apresentações).

Resultados de Aprendizagem

Após a frequência desta unidade curricular, o aluno deve ser capaz de:
* Utilizar o computador de forma autónoma, solucionando os problemas mais comuns decorrentes da sua utilização;
* Conhecer os fundamentos base de suporte a um sistema de informação;
* Conhecer e identificar os componentes base de um sistema informático (tanto hardware como software) e características mais comuns de uma rede informática;
* Usar eficientemente os serviços disponibilizados na Internet, especificamente o e-mail, a world wide web e serviços de computação e armazenamento online;
* Dominar as ferramentas de produtividade mais comuns, englobando: processamento de texto; utilização de folhas de cálculo; criação de apresentações.

Programa

A unidade curricular compreende os seguintes conteúdos:
* Sistemas de informação: conhecimentos base de informação e tecnologias da informação; conhecimentos base de hardware e software; sistemas operativos na óptica do utilizador; aplicações informáticas; introdução às redes de comunicação na óptica do utilizador; serviços da Internet: www, e-mail, armazenamento online, etc.
* Processamento de texto: formatação de documentos (tipo de letra, imagens, rodapé, estilos, etc.); paginação, índices automáticos; referências cruzadas; etc.
* Folhas de cálculo: livros e folhas; fórmulas; gráficos, formatação condicionada; etc.
* Apresentações: formatação de conteúdos (tipo de letra, imagens, sons, videos, etc.); animações personalizadas; transições; modelos globais; etc.

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
  • - Três Trabalhos Práticos: Processamento de Texto, Folhas de Cálculo e Apresentações - 60.0%
  • - Frequência - 40.0%
Avaliação por Exame
  • - Exame - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

ALMEIDA, Luís Miguel Alçada Tomás de. Computadores e tecnologias da informação: uma introdução ao mundo digital. Coimbra: IDTec. 2003

AMARAL, Luís, VARAJÃO, João. Planeamento de Sistemas de Informação. FCA – Editora de Informática

JESUS, Carla. Exercícios de Word 2010 & 2007. FCA – Editora de Informática

MARQUES, Paulo Capela. Exercícios de Excel 2010. FCA – Editora de Informática

MARQUES, Paulo Capela. Exercícios de PowerPoint 2010 & 2007. FCA – Editora de Informática