Tecnologias de Informação e Programação

Conhecimento Lógico-Matemático e Língua Inglesa para a leitura da bibliografia e documentação de suporte online.

Aulas teóricas (2 hora/semana).

As aulas teóricas são tendencialmente expositivas, mas promovem a participação ativa dos alunos, através da colocação de questões durante a discussão dos temas tratados e lançamento de desafios para os alunos submeterem a sua resolução pela plataforma académica online. A partir do segundo tópico da componente teórica do programa, os alunos passam a utilizar o computador também durante as aulas teóricas de modo a permitir uma maior experimentação e acompanhamento da aprendizagem de todos os conceitos abordados.

Aulas práticas (2 horas/semana).

Nas aulas práticas são aplicados os conhecimentos adquiridos nas aulas teóricas mediante a resolução de fichas de trabalho. As aulas práticas estarão sincronizadas de modo que os alunos apliquem na prática laboratorial os conceitos previamente aprendidos numa aula teórica.

Todos os alunos têm de assistir a, no mínimo, 2/3 das aulas práticas para poderem ter acesso ao exame normal e de recurso.  Para os alunos com estatuto de trabalhador-estudante ou com algum outro estatuto especial previsto na lei, sendo este confirmado a partir da informação fornecida pelos Serviços Académicos, não existe mínimo de assiduidade. Os alunos que tenham acesso à época especial, ficam dispensados desta assiduidade mínima.

Aconselha-se aos alunos a acompanharem sistemativamente as aulas teóricas, como condição indispensável ao aproveitamento escolar e à correta compreensão da matéria. Nas aulas práticas não é suposto substituir-se o que foi leccionado na aula teórca, ou seja, a introdução dos conceitos previamente apresentados.

Objetivos:

• Introduzir conceitos base de tecnologias de informação.
  • Introduzir os conceitos de programação para ser possível a implementação de procedimentos autónomos para a resolução de problemas simples de engenharia.
  • Transmitir os conhecimentos necessários para a eficiente utilização de aplicações de produtividade utilizadas no contexto das engenharias, nomeadamente processamento de folhas de cálculo.

Competências Gerais:

• Aplicação do conhecimento.
  • Autoaprendizagem na prática da programação para a realização de exercícios das fichas práticas e desafios de programação.

Competências Específicas:

• Adquirir conceitos de programação e tornar-se um utilizador eficiente das principais ferramentas de trabalho no dia-a-dia de um Engenheiro Industrial.
  • No caso específico de macros e as aplicações de processamento de folhas de cálculo, utilizá-las de forma avançada a fim de resolver problemas de engenharia.

Componente Teórica

1. Introdução à Programação:

Algoritmos. Etapas na resolução de um problema em computador. Construção de algoritmos em pseudo-código. Conceitos elementares. Constantes, variáveis, operadores e expressões aritméticas. Arrays. Entrada e Saída de dados. Modularização. Tipos de Procedimentos. Argumentos. Estruturas de Decisão e Repetição.

2. Programação em Visual Basic:

Tipos de dados. Conceitos de programação abordados genericamente no tópico anterior aplicados nesta linguagem de programação. Variáveis, operadores e expressões aritméticas. Arrays. Caixas de Mensagem. Caixas de Entrada de Dados. Modularização. Sub-rotinas vs. Funções. Argumentos. Passagem por Referência e por Valor. Testes e Ciclos. Funções de biblioteca (Texto, Conversões, Data/Hora, Validação, Formatação). Tratamento de Erros.

3. Visual Basic para Aplicações (VBA):

Objetos de interface. Objetos do Excel: Hierarquia e Coleções. Propriedades, Métodos e Eventos. Seleção de Objetos. Percorrer uma coleção de objetos. Formulários e Controlos. Conhecimentos avançados no acesso e visualização de informação.

Componente Prática

1 – MS Excel Avançado:

• Ambiente MS Excel.
  • Worksheets, Workbooks e Células.
  • Fórmulas e Funções.
  • Gráficos e Tabelas.
  • Ordenação e filtragem de dados.
  • Proteção de documentos e células.
  • Importação de dados.

2 -Programação em VBA:

• Programação de Macros de comando.
  • Referências relativas e absolutas.
  • Programação de Macros de função.
  • Estruturas de decisão e repetição.
  • Programação de Sub-rotinas.
  • Objetos do Excel e de interface.
  • Utilização de função de biblioteca.
  • Criação de formulários.

Recomendada:

• Liluyoud Cury de Lacerda, José Marcio Benite Ramos, Sara Luize Oliveira Duarte. Lógica de programação. Ed. UFMT. Disponível online.
  • Almeida, Paula de Fátima Peres Teixeira. Excel: macros e aplicações. Edições Sílabo. ISBN 978-972-618-457-7 [Cotas 1A-3-215, 1A-3-216, 1A-3-217]
  • Apontamentos e material disponibilizados pelos docentes na plataforma académica online.

Complementar:

• Carvalho, Adelaide. Exercícios resolvidos com Excel para economia & gestão. FCA Editora. ISBN 972-722-472-5
  • Alexander, Michael & Kusleika, Dick. Excel 2019 Power Programming with VBA. Wiley. ISBN 978-111-951-492-3
  • Carvalho, Adelaide. Automatização em Excel: 69 exercícios. FCA Editora. ISBN 978-972-722-872-0