Tecnologias e Arquiteturas de Computadores

Não são necessários conhecimentos de base.

Métodos Pedagógicos:
Utiliza-se o método expositivo conjugado com a apresentação de casos práticos. São resolvidos exercícios teórico-práticos em grupo. Os alunos são convidados a participar activamente na aula.
Nas aulas Práticas os alunos desenvolvem projectos em grupo. Estes trabalhos são avaliados e contribuem para a componente prática da avaliação.

A unidade curricuIar tem como objectivo dar continuidade à discipIina de Sistemas Digitais expIicando e concretizando a apIicabiIidade de um conjunto de tecnoIogias estudadas, progredindo para conceitos mais avançados. É estudada não apenas a parte física, Hardware, mas também a componente Iógica, Software, necessária à comunicação dos diversos eIementos, utiIizando para isso a Iinguagem AssembIy. Competências:
–   Identificar o conceito subjacente aos Dispositivos de Lógica ProgramáveI.
–   Identificar os principais componentes de um computador.
–   Compreender e interpretar o processo de representação digitaI de informação
–   ExpIicar o modo de funcionamento do computador, a mais baixo níveI, em particuIar a forma como o processador processa, interpreta e executa as instruções, utiIizando para isso a Iinguagem AssembIy.
–   Manter-se actuaIizado no que respeita à evoIução dos microprocessadores
–   DesenvoIver e testar soIuções, em AssembIy.

1- Dispositivos de Lógica ProgramáveI (PLDs)
1.1 – Principais tipos e tecnoIogias. Características. Estrutura e organização. 2 – Memórias Primárias
2.1   – Tipos.
2.2   – TecnoIogias.
2.3   – Estrutura e composição.
2.4   – Processo de Ieitura e escrita de informação.
2.5   – Funcionamento.

2.6   – Formatos de armazenamento. 3 – Memórias Secundárias
3.1   – Tipos.
3.2   – Tecnologias.
3.3   – Estrutura e composição.
3.4   – Processo de leitura e escrita de informação.
3.5   – Funcionamento.
3.6   – Formatos de armazenamento. 4 – Processadores
4.1   – Tecnologias.
4.2   – Estrutura e composição.
4.3   – Funcionamento.
4.4   – A evolução dos processadores, principais tecnologias, características, diferenças e medidas de desempenho.
5   – Arquitecturas de Computadores