Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável
Métodos de Ensino
Pretende-se adotar uma metodologia de ensino de caráter teórico-prático na qual se privilegie a intervenção dos estudantes e a reflexão crítica sobre os temas e problemas sociais.
Resultados de Aprendizagem
O aluno/a deverá ser capaz de compreender a construção dos problemas sociais; conhecer as principais perspetivas de estudo dos problemas sociais; reconhecer o carácter multidimensional dos temas sociais; respeitar a diversidade cultural percebendo a relatividade dos temas sociais; perceber o papel do Estado e da Sociedade civil face aos problemas sociais; contextualizar os principais problemas sociais contemporâneos ao nível global e nacional; relacionar a evolução histórica da sociedade ocidental e a dinâmica dos temas sociais; selecionar e integrar a informação disponível para a análise de temas e problemas sociais; comunicar o resultado da reflexão sobre o problema social analisado; questionar e posicionar-se perante as possibilidades de resolução dos problemas sociais.
Programa
1 – PROBLEMAS SOCIAIS
1.1 Conceitos: problema social e problema sociológico
1.2 Construção social dos problemas
1.3 Perspetivas teóricas: positivismo, funcionalismo, relativismo e construtivismo
2- A ABORDAGEM AOS PROBLEMAS SOCIAIS
2.1 Contextualização histórica: da sociedade moderna à atualidade
2.2 Papel do Estado: emergência do Estado-Providência
2.3 Papel da Sociedade civil: emergência de novos actores
3 – TEMAS SOCIAIS CONTEMPORÂNEOS
3.1 Análise da realidade social
3.2 Globalização, risco social e incerteza
3.3 Temas da sociedade portuguesa contemporânea
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - realização de um teste de avaliação individual - 40.0%
- - elaboração de um trabalho, preferencialmente de grupo, que exige apresentação escrita e discussão pública em aula - 60.0%
- - exame escrito individual - 100.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Barata, O. S. ( 1990). Introdução às Ciências Sociais. Lisboa: Bertrand
Cardoso, J., Magalhães P., & Pais, J. M. (2013). Portugal Social de A a Z. Temas em Aberto. Lisboa: ICS/Expresso
Carmo, H. (1995). Educação para o desenvolvimento: um imperativo estratégico. In Poder e Sociedade. Lisboa: Universidade Aberta
Carmo, H. (2001). Problemas Sociais Contemporâneos. Lisboa: Universidade Aberta
Carvalho, N. (2007) O Ambiente como Problema Social em Portugal. Lisboa: Agência Portuguesa do Ambiente. .
Figueiredo, E. et al. (2004). Conviver com o Risco. A importância da incorporação da percepção social nos mecanismos de gestão do risco de cheia no concelho de Águeda. Aveiro: Universidade de Aveiro
Giddens, A. (1999) Para uma terceira via. Lisboa: Presença
Giddens, A. (2000) O mundo na era da globalização. Lisboa: Presença
Giddens, A. (2013) Sociologia. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian
Mozzicafredo, J. (1997) Estado-providência e cidadania em Portugal. Oeiras: Celta