Temas e Problemas Sociais nas Sociedades Contemporâneas

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

Pretende-se adotar uma metodologia de ensino de caráter teórico-prático na qual se privilegie a intervenção dos estudantes e a reflexão crítica sobre os temas e problemas sociais. Assim, promove-se a realização de trabalhos, preferencialmente em grupo, que permitam aos estudantes desenvolver o conhecimento sobre alguns problemas sociais atuais e promovam a sua discussão.

 

Avaliação Periódica — Avaliação que ocorre ao longo do semestre letivo e que é constituída por uma componente individual teórica de prova escrita com a ponderação de 50% da nota final e uma componente de trabalho(s) preferencialmente em grupo com a ponderação de 50% da nota final.

Avaliação Por Exame — Modalidade de avaliação no final do um período de formação através de uma prova escrita individual de avaliação de conhecimentos com a ponderação de 100% na nota final.

 

Obterão aprovação as/os estudantes cuja classificação final seja igual ou superior a 9,5 valores

Os alunos que obtiverem uma classificação entre 7,5 e 9,4 valores na modalidade de exame terão direito à realização de uma prova oral complementar, sendo que, nesta situação, a nota final corresponderá à média das classificações obtidas.

Resultados de Aprendizagem

Pretende-se com esta UC que as/os estudantes sejam capazes de:

Compreender a construção social dos problemas, conhecer as principais perspetivas de estudo científico dos problemas sociais;

Perceber o carácter multidimensional dos fenómenos sociais;

Reconhecer a necessidade de respeito pela diversidade cultural percebendo a relatividade dos temas sociais e suas especificidades espácio-temporais;

Compreender o papel do Estado e da Sociedade civil face aos principais problemas sociais, contextualizando-os ao nível global e nacional

Relacionar a evolução histórica da sociedade ocidental com a dinâmica dos temas sociais e as respostas a essas questões sociais;

Pesquisar a informação disponível para a análise de temas e problemas sociais, a partir de diversas fontes de informação e recolher dados primários junto de diferentes atores socais sobre o tema/problema social em estudo;

Apresentar o resultado da investigação sobre o tema/problema social analisado, debatendo os pontos de vista de diferentes interlocutores e as possibilidades de resolução do mesmo.

Programa

1 – PROBLEMAS SOCIAIS

1.1 Conceitos: problema social e problema sociológico

1.2 Construção social dos problemas

1.3 Perspetivas teóricas: positivismo, funcionalismo, relativismo e construtivismo

 

2- A ABORDAGEM AOS PROBLEMAS SOCIAIS

2.1 Contextualização histórica: da sociedade moderna à atualidade

2.2 Papel do Estado: emergência do Estado-Providência

2.3 Papel da Sociedade civil: emergência de novos actores

 

3 – TEMAS SOCIAIS CONTEMPORÂNEOS

3.1 Análise da realidade social

3.2 Globalização, risco social e incerteza

3.3 Temas da sociedade portuguesa contemporânea

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação Periódica
  • - Frequência - 50.0%
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 50.0%
Exame
  • - Exame - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Areosa, J. (2010) O risco nas ciências sociais: uma visão crítica ao paradigma dominante. Revista Angolana de Sociologia 5 e 6 Junho/Dezembro 2010

Barata, O. S. (1990). Introdução às Ciências Sociais. Lisboa: Bertrand

Cardoso, J., Magalhães P., & Pais, J. M. (2013). Portugal Social de A a Z. Temas em Aberto. Lisboa: ICS/Expresso

Carmo, H. (2001). Problemas Sociais Contemporâneos. Lisboa: Universidade Aberta

Carvalho, N. (2007) O Ambiente como Problema Social em Portugal. Lisboa: Agência Portuguesa do Ambiente.

Figueiredo, E. et al. (2004) Conviver com o Risco. A importância da incorporação da percepção social nos mecanismos de gestão do risco de cheia no concelho de Águeda. Aveiro: Universidade de Aveiro

Giddens, A. (2000) O mundo na era da globalização. Lisboa: Presença

Giddens, A. (2002) As consequências da modernidade. Oeiras: Celta

Giddens, A. (2013) Sociologia. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian

Mozzicafredo, J. (1997) Estado-providência e cidadania em Portugal. Oeiras: Celta