Teoria da Notícia

N/A

A matéria será lecionada através da exposição dos principais conceitos, numa metodologia que convoca sistematicamente a participação dos alunos, complementada com a análise de textos e de casos práticos. A avaliação contínua inclui a realização de um teste de frequência (75%) e de um conjunto de trabalhos práticos a realizar durante as aulas (25%). Os trabalhos não serão previamente agendados. Os alunos terão de obter uma nota mínima de 7,5 Valores em todos os elementos de avaliação para serem aprovados. Nos casos em que não se alcance a nota mínima para aprovação, a designação final na pauta será NRC.

A avaliação por exame, em qualquer das épocas, implica a realização de uma prova escrita (100%).

Compreender a função social do jornalismo nas sociedades democráticas

Compreender a informação noticiosa como um produto cultural

Interpretar a notícia lato sensu no contexto das tensões do campo jornalístico

Compreender a atuação dos atores do campo jornalístico

Desenvolver competências crítico-reflexivas sobre a responsabilidade social do jornalismo

Refletir sobre os desafios do jornalismo nas democracias contemporâneas

Promover a cidadania

1. Jornalismo, Esfera Pública e Democracia

2. Jornalismo: o que é?

3. Cultura e Identidade Jornalísticas: ethos, valores e normas profissionais

4. Teoria da Notícia: do jornalismo como “espelho” à construção social da realidade. O jornal como produto cultural.

5. Desafios Contemporâneos do Jornalismo

Exame
  • - Exame - 100.0%
Avaliação contínua
  • - Trabalhos práticos realizados durante as aulas - 25.0%
  • - Frequência - 75.0%

Fidalgo, A. (2004). Jornalismo Online segundo o modelo de Otto Groth. Disponível em bocc.ubi.pt/pag/fidalgo-groth-jornalismo-online.pdf

Kovach, B., & Rosentiel, T. (2004). Os Elementos do Jornalismo. O que os profissionais do jornalismo devem saber e o público deve exigir. Porto Editora.

Pickard, V. (2019). Democracy without Journalism?: Confronting the Misinformation Society. Oxford University Press

Schudson, M. (2018). Why Journalism Still Matters. Polity Press.

Schudson, M. (2020). A Revolução nas Notícias que ninguém nomeou. Media & Jornalismo, 20(37), 19-27. https://doi.org/10.14195/2183-5462_37_1

Traquina, N. (2007). O que é Jornalismo. Quimera.

Zelizer, B (2005). Definitions of Journalism in G. Overholser and K. H. Jamieson (Eds.), Institutions of American Democracy: The Press (pp. 66-80). Oxford University Press.