Teorias da Comunicação

Dada a natureza acentuadamente teórica da unidade curricular, será privilegiado o método direto expositivo, com recurso a materiais multimédia, sobretudo nas aulas teóricas. Os alunos serão chamados a envolver-se no seu próprio processo de aprendizagem, nomeadamente através quer da análise de textos e/ou de outros materiais disponibilizados pela professora durante as aulas, bem como de situações comunicacionais concretas, quer da problematização de conceitos.

A avaliação periódica inclui a realização de dois testes escritos; em ambos a nota mínima é de 7,5 valores. A nota final é calculada através da média aritmética das classificações dos testes. Nos casos em que não se alcance a nota mínima para aprovação, a designação final será NRC.

A avaliação por exame, em qualquer das épocas, implica a realização de uma prova escrita (100%).

Pretende-se que, concluída a unidade curricular, o aluno:

a) Compreenda o fenómeno da comunicação numa perspetiva social

b) Adquira uma perspetiva teórica integrada sobre os principais tópicos de pesquisa da disciplina

c) Demonstre capacidade de aplicação desses conhecimentos na resolução de problemas de pesquisa e na realização de práticas de comunicação.

1. Comunicação e Linguagem

1.1. Comunicação e significação

1.2. Pragmática da comunicação

2. Comunicação e Interação

2.1. Escola de Chicago e o Interacionismo simbólico

2.2. Comunicação e dramaturgia – Erwing Goffman

2.3. Palo Alto e a Teoria Orquestral da Comunicação

3. Comunicação mediática

3.1. Escola de Toronto

3.2. Comunicação no ecossistema híbrido

4. Tendências da pesquisa em comunicação dos media

Avaliação Contínua
  • - Teste 2 - 50.0%
  • - Teste 1 - 50.0%
Exame
  • - Exame - 100.0%

Borges, S. (2010). Agendamento in J. C. Correia, G. B. Ferreira & P. Espírito Santo (orgs.), Conceitos de Comunicação Política, pp. 137-144. Livros Labcom.

Chadwick, A. (2017). The Hybrid Media System: Politics and Power. University Press.

Fidalgo, A., Gradim, A. (2005). Manual de Semiótica. https://www.bocc.ubi.pt/pag/fidalgo-antonio-manual-semiotica-2005.pdf

McLuhan, M. (1999). Os meios de comunicação como extensões do homem (10ª ed.). Cultrix.

Goffmann, E. (1993). A Apresentação do Eu na Vida de Todos os Dias. Relógio d’Água.

Esteves, J. P. (2009). Comunicação e Sociedade. Os Efeitos Sociais dos Meios de Comunicação de Massa (2ª ed.). Livros Horizonte.

Esteves, J.P. (2011). Sociologia da Comunicação. Fundação Calouste Gulbenkian.

Rodrigues, A. D. (2011). O Paradigma Comunicacional. História e Teorias. Fundação Calouste Gulbenkian.

Serra, J. P. (2007). Manual de Teoria da Comunicação. Livros Labcom.