Teorias da Comunicação

Conhecimentos de Base Recomendados

n/a

Métodos de Ensino

Utilizar-se-á nesta unidade curricular uma metodologia expositiva, tomando como ponto de partida os fundamentos teóricos da disciplina. Esta metodologia será complementada pela ilustração dos princípios teóricos a partir do recurso a dados empíricos. Será feito uso de artigos científicos recentes que demonstrem a aplicabilidade da teoria a situações concretas.

Resultados de Aprendizagem

Pretende-se que, concluída a unidade curricular, o aluno:

a) Compreenda o fenómeno da comunicação numa perspetiva social

b) Adquira uma perspetiva teórica integrada sobre os principais tópicos de pesquisa da disciplina

c) Demonstre capacidade de aplicação desses conhecimentos na resolução de problemas de pesquisa e na realização de práticas de comunicação (no âmbito de diferentes atividades profissionais nesta área).

Programa

1. Teorias do signo e da significação

O estudo da comunicação e da significação (Saussure e Peirce)

A comunicação, o mito e a cultura (Barthes)

2. Teorias da pragmática da comunicação

O significado e os usos da linguagem (Wittgenstein)

Os atos de linguagem e a ação comunicativa (Austin, Searle e Habermas)

3. Teorias da comunicação dos media na sociedade

Media, tempo e espaço (Innis e McLuhan)

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação periódica
  • - Prova Escrita - 60.0%
  • - Trabalho prático - 40.0%
Avaliação por Exame
  • - Exame - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

CARDOSO, G., Os Media na Sociedade em Rede (2ª ed.), Lisboa, Gulbenkian, 2014.

ESTEVES, JP, Sociologia da Comunicação, Lisboa, FCG, 2011.

FERREIRA, G. B., Comunicação, Media e Identidade, Lisboa, Colibri, 2009.

FERREIRA, G. B., Linguagem e Modernidade, Comunicação e experiência nas sociedades mediatizadas, Lisboa, Livros Horizonte, 2003.

SERRA, J.P. Manual de Teorias da Comunicação, Covilhã, Labcom, 2007.

RODRIGUES, A.D., O Paradigma Comunicacional, História e Teorias, Lisboa, FCG, 2011.