Termodinâmica

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Nas aulas teóricas os conteúdos programáticos são apresentados sob a forma de projeções, às quais os alunos têm acesso e, sempre que se justifique, o quadro da sala de aula. No decorrer das aulas e à medida que os conceitos, deduções e princípios são apresentados, os alunos são solicitados a participar, através de questões levantadas pelo docente ao aluno, ou vice-versa, para verificar se estão a acompanhar a matéria. Nas aulas teórico-práticas, os alunos resolvem as folhas de exercícios sobre os diversos conteúdos programáticos, havendo a preocupação em
fazer-se um acompanhamento o mais personalizado possível, sobretudo para aqueles que demonstrem menor capacidade de desempenho. O aluno para passar a Termodinâmica tem de ter a nota mínima de 10 valores em exame final.

Resultados de Aprendizagem

Como objetivos principais pretende-se que os alunos: i) apreendam os princípios básicos e as leis da termodinâmica; ii) adquiram conhecimentos teóricos sobre a Termodinâmica do Equilíbrio de Fases; iii) se apercebam da sua vasta aplicabilidade e como, através de desenvolvimentos lógicos, se podem estabelecer relações entre as diversas propriedades físicas. No final do semestre, os alunos deverão estar preparados para trabalharem com os diversos sistemas de unidades na resolução de problemas, saberem consultar as tabelas de propriedades, aplicarem a 1ª Lei da Termodinâmica a sistemas fechados e a volumes de controlo (estado estacionário), adquirirem conhecimentos sobre a termodinâmica das soluções ideais e diluídas ideais e saberem aplicar a lei de Raoult e a lei de Henry, saberem aplicar a equação de Clapeyron ao equilíbrio de fases, construírem diagramas de equilíbrio de sistemas binários e aplicarem a regra da alavanca.

Programa

Primeira Parte – Sistemas de Composição Fixa
1. Conceitos Básicos em Termodinâmica
2. Propriedades de Substâncias Puras
3. A Primeira Lei da Termodinâmica: Sistemas Fechados
4. A Primeira Lei da Termodinâmica: Volumes de Controlo
5. A Segunda Lei da Termodinâmica
Segunda Parte – Sistemas de Composição Variável
1. Sistemas com Composição Variável
2. Soluções Ideais
3. Soluções Diluídas Ideais
4. Soluções não Ideais
5. Equilíbrio de Fases em Sistemas com um só Componente
6. Equilíbrio de Fases em Sistemas Binários

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação Por Exame
  • - Exame - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

6. Levine, I.N., “Physical Chemistry”, 6th Ed., McGraw-Hill Education, 2008.

3. Moran, M.J., Shapiro, H.N., Boettner, D.D., Bailey, M.B., “Fundamentals of Engineering Thermodynamics”, 8th Ed., Wiley, 2014.

8. Smith, J.M., Van Ness, H.C., Abbott, M.M., “Introduction to Chemical Engineering Thermodynamics”, 7th Ed., McGraw Hill Higher Education,
2005.

5. Haynie, D.T., “Biological Thermodynamics”, 2nd Ed., Cambridge University Press, 2008.

2. Lobo, L.Q., Ferreira, A.G.M., “Termodinâmica e Propriedades Físicas”, Vol.1, Imprensa da Universidade de Coimbra, Coimbra, 2006.

4. Claus, B., Sonntag, R.E., Van Wylen, G.J., ” Fundamentals of Engineering Thermodynamics”, 7th Ed., Wiley, 2008.

7. Atkins, P.W., De Paula, J., “Physical Chemistry: Thermodynamics, Structure, and Change”, 10th Ed., W. H. Freeman, 2014.

1. Çengel, Y.A., Boles, M.A., “Thermodynamics: An Engineering Approach”, 8th Ed., McGraw-Hill Education, 2014.