Território e Património Cultural

Não aplicável

A leccionação do programa implica a apresentação dos conteúdos programáticos na sala de aula, por parte do docente; a apresentação de conteúdos por parte da docente seguida de trabalho de grupo; a organização de visitas de estudo; a organização de um trabalho e sua apresentação oral.
A avaliação foi organizada de acordo com o estabelecido no regulamento Interno da Escola Superior de Educação, pelo que os alunos escolhem uma das seguintes modalidades: avaliação de frequência ou avaliação por exame.

1- Compreender a importância para o Turismo do património inscrito num território
2-Compreender a relação entre território e identidade cultural
3-Compreender a noção de património
4-Identificar tipos de património
5-Conhecer fontes e métodos para o estudo do património local
6-Compreender a relação entre recursos patrimoniais e a oferta turística
7-Compreender o património como factor de dinamização turística
8-Identificar instrumentos jurídicos de protecção do património a nível nacional e internacional
9-Aquilatar a importância do Património Comum da Humanidade no âmbito do turismo
10-Identificar atitudes de preservação e valorização do património
11-Comprender a importância do património para uma comunidade

1. Território, património e turismo
1.1. Território e identidade cultural
1.2. Evolução da noção de património
1.3. Tipos de património
1.4. Fontes e métodos para o estudo do património local
1.5. Os recursos patrimoniais e o turismo

2.O património cultural como recurso turístico
2.1. Instrumentos jurídicos de protecção do património cultural a nível nacional
2.2 Instrumentos de protecção do património a nível internacional
2.3. O Património Comum da Humanidade: sua relevância para o turismo
2.4. A educação patrimonial e o turismo

3. Património e patrimonialização do território: casos exemplificativos

4. Promover a valorização do património com objetivos turísticos

Maria do Rosário Castiço Barbosa de Campos Coelho e Silva

Exame
  • - Exame - 100.0%
Avaliação contínua
  • - Trabalho (monografia) e sua apresentação - 50.0%
  • - Trabalhos práticos - 10.0%
  • - Teste teórico - 40.0%

CONFEDERACION ESPAÑOLA DE CENTROS DE ESTUDIOS LOCALES (1991). Fuentes y Metodos de la Historia Local-Actas. Zamora: Confederacion Española de Centros de Estudios Locales.

CONFEDERAÇÃO DO TURISMO PORTUGUÊS (2005). Reinventando o Turismo em Portugal. Lisboa: Confederação do Turismo Português.

NABAIS, José Casalta (2010). Introdução ao Direito do Património Cultural. Coimbra: Almedina.

HENRIQUES, Cláudia (2003). Turismo, Cidade e Cultura: planeamento e gestão sustentável. Lisboa: Edições Sílabo.

CAMPOS, Maria do Rosário (1993). “Novas Metodologias de Investigação histórica e de Ensino da História: a Biografia”. Lisboa: IVe Coloque de L’AIPPELF/AFIRSE, pp.443-453.

FONT SENTIAS, Josep (Coord.) (2006). Casos de Turismo Cultural. Barcelona: Airel.

CARVALHO, Paulo e FERNANDES, João Luís (2012). Património cultural e Paisagístico. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra.