Território e Património Cultural

A lecionação do programa implica a apresentação dos conteúdos programáticos na sala de aula, por parte do docente, apelando-se à intervenção do aluno no processo de ensino; a apresentação de conteúdos por parte da docente seguida de trabalho de grupo; a organização de visitas de estudo; a organização de um trabalho e sua apresentação oral.
A avaliação foi organizada de acordo com o estabelecido no Regulamento do 1º Ciclo de estudos do IPC. Nesse sentido, a avaliação continua será feita com base na organização de trabalhos práticos por parte do aluno, dentro ou fora da sala de aula (10%); duma prova escrita (40%) e na organização de um trabalho e sua apresentação oral (50%). A avaliação por exame é baseada na realização de uma única prova escrita, a efetuar no final do semestre.

1-Compreender a importância do património inscrito num território para o turismo
2-Compreender a relação entre Território e identidade cultural
3-Compreender a noção de património
4-Identificar tipos de património
5-Conhecer fontes e métodos para o estudo do património local
6-Compreender a relação entre recursos patrimoniais e a oferta turística
7-Compreender o património como fator de dinamização turística
8-Identificar instrumentos jurídicos de proteção do património a nível nacional e internacional
9-Aquilatar a importância do Património Comum da Humanidade no âmbito do turismo
10-Identificar atitudes de preservação e valorização do património
11-Comprender a importância do património para uma comunidade

1.1. Território e identidade cultural
1.2. Evolução da noção de património
1.3. Tipos de património
1.4. Fontes e métodos para o estudo do património local
1.5. Os recursos patrimoniais e o turismo
2.O património cultural como recurso turístico
2.1. Instrumentos jurídicos de protecção do património cultural a nível nacional
2.2 Instrumentos de protecção do património a nível internacional
2.3. O Património Comum da Humanidade: sua relevância para o turismo
2.4. A educação patrimonial e o turismo
3. Património e patrimonialização do território: casos exemplificativos
4. Promover a valorização do património com objetivos turísticos

Exame
  • - Exame - 100.0%
Avaliação contínua
  • - Frequência - 40.0%
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 50.0%
  • - Assiduidade e Participação - 10.0%

CABRAL, C.B. (2011). Património Cultural Imaterial. Convenções da Unesco e seus contextos. Edições 70.

CAMPOS, M.R.C. (2006). A transformação gradual de um Património Histórico em Recurso Turístico: o caso da Lousã. Lições de Turismo 5, UniverCidade, pp. 53-63.

CARVALHO, P. & FERNANDES, J. L. (2012). Património Cultural e Paisagístico. Imprensa da Universidade de Coimbra.

CHOAY, F. (2003). Património e Mundialização. Licorne

CONFEDERAÇÃO DO TURISMO PORTUGUÊS (2005). Reinventando o Turismo em Portugal. Confederação do Turismo Português.

FORTUNA, C., GOMES, C., FERREIRA, C., ABREU, P. & PEIXOTO, P. (2012). A Cidade e o Turismo. Dinâmicas e desafios do turismo Urbano em Coimbra. Almedina.

NABAIS, J. C. (2010). Introdução ao Direito do Património Cultural. Almedina.

OLIVEIRA, C., PINTO, J.R.& FERREIRA, L.(Orgs.) (2011).Turismo, Património e Inovação. Afrontamento.