Transferência de Calor e Massa

Conhecimentos sólidos de Matemática e Termodinâmica

Aulas teóricas de exposição dos conteúdos recorrendo sempre que possível à apresentação de exemplos num contexto das várias vertentes da Bioengenharia e aulas teórico-práticas onde são resolvidos problemas de aplicação. Nas aulas teórico-práticas, após uma discussão genérica sobre os problemas, os alunos são incentivados a prosseguir com as suas resoluções, sendo no final feita uma discussão dos resultados obtidos. Antecipadamente são disponibilizadas as folhas com os problemas propostos a resolver nas aulas teórico práticas.

Pretende-se dotar os alunos com os conhecimentos fundamentais de transferência de calor e massa e aplicá-los a sistemas biológicos naturais ou manipulados.
Os objetivos a atingir pelos alunos que frequentam esta unidade curricular passam pela: i) compreensão física e matemática dos mecanismos de transferência de calor e de massa; ii) estabelecimento de balanços macroscópicos e microscópicos de energia e massa, para diversas geometrias, em regime permanente; iii) aplicação dos conceitos adquiridos a alguns equipamentos simples, como por exemplo permutadores de calor; iv) resolver problemas unidimensionais de difusão de um componente em condições de estado estacionário usando a primeira lei de Fick; v) aquisição de conhecimentos sólidos sobre transporte de um componente entre fases em contacto, resistência pelicular à transferência de massa e resistência global; vi) desenvolvimento da capacidade de resolver problemas que envolvam o transporte de calor e massa.

I.Transferência de calor
-Introdução:Mecanismos e regimes de transferência de calor
-Condução em regime permanente:Condução em placas planas; Associação de resistências térmicas; Condução radial num cilindro e numa esfera; Espessura crítica de um isolamento
-Permutadores de calor:Análise dos permutadores:Método da média logarítmica da diferença de temperaturas; Método da eficiência-NTU