Tratamento de Resíduos Sólidos

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável

Métodos de Ensino

As aulas teóricas serão orientadas para a compreensão das noções básicas da unidade curricular, sendo complementadas com aulas teóricopráticas para a resolução de questões. Nas aulas teóricas a exposição da matéria será efetuada através da utilização de um sistema de projeção de diapositivos em powerpoint. Nas aulas teórico-práticas são resolvidas fichas de trabalho sobre os diferentes capítulos lecionados. Os alunos são incentivados a participarem durante as aulas teóricas e teórico-práticas. No final das aulas teórico-práticas serão discutidas as respostas às questões propostas e aos tópicos enquadrados. Todo o material de estudo é disponibilizado através da plataforma moodle. Os alunos podem por uma das seguintes metodologias de avaliação: (i) avaliação contínua ou (ii) avaliação por exame final. A avaliação contínua será efetuada pela execução de mini-testes periódicos. A avaliação por exame final será efetuada por um exame no fim do semestre

Resultados de Aprendizagem

Esta unidade curricular fornece aos alunos conhecimentos sobre os principais problemas associados à produção de resíduos sólidos urbanos, industriais e hospitalares, enquadrando a sua regulamentação e introduzindo os processos mais comuns de tratamento de resíduos sólidos.

Pretende-se que no final da frequência desta unidade curricular os alunos: i)identifiquem os principais resíduos sólidos e o enquadramento legal para a sua gestão; ii) saibam caracterizar e classificar os diferentes resíduos sólidos; iii) reconheçam as metodologias de manuseamento, recolha, armazenamento e transporte de resíduos; iv) identifiquem as principais tecnologias de conversão e reciclagem dos resíduos; v) compreendam os mecanismos de decomposição de resíduos orgânicos e a tecnologia de compostagem; vi) compreendam o projeto e o processo de tratamento em aterros sanitários.

Programa

1. Enquadramento legal, regulamentação e planos para a gestão de resíduos sólidos. Resíduos sólidos urbanos, industriais e hospitalares.

2. Produção e composição dos resíduos sólidos. Classificação dos resíduos sólidos. Propriedades físicas e químicas. Caracterização da perigosidade dos resíduos. Prevenção da produção de resíduos perigosos.

3. Manuseamento, recolha, armazenamento e transporte de resíduos urbanos, industriais e hospitalares. Separação e processamento de resíduos.

4. Tecnologias de conversão térmica, química e biológica de resíduos. Reciclagem de materiais.

5. Compostagem de resíduos sólidos orgânicos. Conceitos. Mecanismos da decomposição da matéria orgânica. Fatores que afetam a compostagem. Vantagens e limitações da compostagem. Sistemas de compostagem.

6. Aterros sanitários e seu projeto. Processo biológico de tratamento e produção de biogás. Lixiviados e balanço hídrico. Localização dos sistemas de tratamento de resíduos sólidos. Critérios e recomendações.

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Contínua
  • - mini-testes - 100.0%
Exame final
  • - Exame final - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

1. Manual Prático para a Gestão de Resíduos, Verlag Dashofer, 2011.

2. Cossu, R.. Engineering of landfill barrier system, E & FN Spon, London, 1994.

3. Davis M. L. & Cornwell D.A. Introdution to Environmental Engineering McGraw-Hill International Editions, Singapore, 1991.

4. Environmental Protection Agency. Solid Waste Disposal Facility Criteria, 40 CFR Part 258, Federal Register, 1991.

5. Tchobanoglous G. , Theisen H & Vigil S. A. Integrated Solid Waste Management. McGraw-Hill, International Editions, Singapore, 1993.

6. Environmental Protection Agency. Decision-Makers Guide to Solid Waste Management, Washington, DC., 1989.

7. Legislação diversa sobre resíduos sólidos.