Conhecimentos de Base Recomendados
Não se aplica
Métodos de Ensino
Os conteúdos teórico-práticos serão apresentados através da exposição oral e da apresentação Powerpoint, complementados através da visualização de vídeos didáticos, análise/discussão de textos e estudos de caso. Nas aulas práticas-laboratoriais serão adotadas as seguintes estratégias e procedimentos: exposição oral, demonstração, observação/correção, instrumentos de observação e de avaliação e material didático específico para cada bloco.
O processo de avaliada será efetuado por avaliação contínua ou por exame.
Por avaliação contínua:
A) Componente teórico-prática (65%)
– Projeto de atividades de Turismo Ativo (35%)
– Teste de avaliação (25%)
– Prova Oral (5%)
B) Componente prática-laboratorial (30%)
C) Comportamento e atitudes (5%)
Avaliação por exame:
A) Componente teórico-prática (70%)
B) Componente prática-laboratorial (30%)
Resultados de Aprendizagem
Esta unidade curricular tem como objetivo desenvolver conhecimentos, capacidades e competências ao nível do enquadramento histórico, conceptual e organizacional relacionadas com as atividades de Turismo Ativo, de forma a que os estudantes possam:
1) conhecer, compreender e analisar de forma crítica as tendências históricas, sociais e culturais, que deram origem a estas práticas e a sua evolução em diferentes países e mais concretamente em Portugal;
2) contextualizar e articular os principais conceitos associados ao Turismo Ativo
3) identificar o perfil, as funções e a formação dos profissionais em Turismo Ativo
4) compreender e analisar o enquadramento legal das atividades de Turismo Ativo
5) conhecer e aplicar os instrumentos metodológicos de planeamento e gestão de programas, projetos e eventos de Turismo Ativo
6) promover e dinamizar, em segurança, atividades de Turismo Ativo
Programa
INTRODUÇÃO AO TURISMO ACTIVO
– Origem, conceitos e características
– A oferta e a procura de atividades de Turismo Ativo
– O Perfil, as funções e a formação dos profissionais de Turismo Activo
– O enquadramento legal das atividades de Turismo Activo
– Planeamento e gestão de programas, projetos e eventos
– Gestão e manutenção de materiais e equipamentos
– Gestão de espaços naturais/sustentabilidade
– Gestão de instalações desportivas (Parques Aventura, Centros Náuticos, Campos de Golfe, etc.)
– Gestão do risco e da segurança
PRÁTICAS DE TURISMO ACTIVO
– Promoção e dinamização de atividades de Turismo Ativo (Pedestrianismo, Orientação, Escalada, Manobra de Cordas, Jogos na Natureza, Fotografia na Natureza, Golfe, etc.)
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Exame - 100.0%
- - Projeto de atividades de Turismo Ativo - 35.0%
- - Teste de avaliação + Prova Oral + Comportamentos e Atitudes - 35.0%
- - Prática-laboratorial - 30.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
– MEI. Decreto-Lei n. 108/2009, de 15 de Maio. Diário da República, 1.ª série – N.º 94 – 15 de Maio de 2009
– Silva, F. et al (2000). “Segurança em actividades de Aventura”. Lisboa: CEFD.
– FRAGA, Aura (cord.) (2005). Manual para o Investidor em Turismo de Natureza. Bensafrim: Vicentina – ADS,
pp. 97-177.
– Melo, R. (2009). Desportos de Natureza: Reflexões sobre a sua definição conceptual. Coimbra: Revista
Exedra, 2ª edição, pp. 93-104.
– Melo, R. & Mendes, R. (2011). Gestão do Risco e da Segurança em Desportos de Natureza: o caso dos
Desportos de Montanha. In Pereira, B. et al. (Coord.). “Atividade Física, Saúde e Lazer. O Valor Formativo do
Jogo e da Brincadeira”. Braga: Univ. Minho.
– TP (2006). Produtos Estratégicos – Turismo de Natureza. Lisboa: TP
– TP (2006). Produtos Estratégicos – Golfe. Lisboa: TP
– TP (2006). Produtos Estratégicos – Turismo Náutico. Lisboa: TP
– Dougherty, N. (ed.) (1998). “Outdoor recreation safety”. United States: Human Kinetics.
– Silva, F. et al (2000). “Segurança em actividades de Aventura”. Lisboa: CEFD.