Turismo Ativo

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

Os conteúdos TP são desenvolvidos através de métodos expositivos, sala de aula invertida, e aprendizagem baseada em problemas/projetos. Os conteúdos PL são apresentados através da demonstração, observação/correção, experimentação/reflexão, saídas de campo, e aprendizagem cooperativa e colaborativa.

O processo de avaliada será efetuado por avaliação contínua ou por exame.

Por avaliação contínua:
1) Avaliações TP (60% )
2) Avaliações PL (40%)

O exame constará exclusivamente de uma prova TP (100%).

Resultados de Aprendizagem

1. Conhecer, compreender e analisar de forma crítica as tendências históricas, sociais e culturais, que deram origem a estas práticas e a sua evolução em diferentes países e mais concretamente em Portugal;
2. Contextualizar e articular os principais conceitos associados ao Turismo Ativo;
3. Identificar o perfil, as funções e a formação dos profissionais em Turismo Ativo;
4. Compreender e analisar o enquadramento legal das atividades de Turismo Ativo;
5. Conhecer e aplicar os instrumentos metodológicos de planeamento e gestão de programas, projetos e eventos de Turismo Ativo;
6. Promover e dinamizar, em segurança, atividades de Turismo Ativo.

Programa

1. INTRODUÇÃO AO TURISMO ACTIVO
1.1. Origem, conceitos e características
1.2. A oferta e a procura de atividades de TA
1.3. O Perfil, as funções e a formação dos profissionais de TA
1.4. O enquadramento legal das atividades de TA
1.5. Planeamento e gestão de programas, projetos e eventos
1.6. Gestão e manutenção de materiais e equipamentos
1.6. Gestão de espaços naturais/sustentabilidade
1.7. Gestão de instalações desportivas (Parques Aventura, Centros Náuticos, etc.)
1.8. Gestão do risco e da segurança
2. PRÁTICAS DE TURISMO ACTIVO
2.1. Promoção e dinamização de atividades de TA (Pedestrianismo, Orientação, Escalada, Manobra de Cordas, etc.)

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Exame
  • - Exame - 100.0%
Avaliação Contínua
  • - Trabalho laboratorial ou de campo - 40.0%
  • - Frequência - 60.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Almeida, M. (2013). Turismo e Desporto na Natureza. Estoril: ADA-Desnível/ESHTE.
Almeida, P. & Araújo, S. (2012). Introdução à Gestão de Animação Turística. Lisboa: LIDEL.
Carvalhinho, L. (2014). Desporto de natureza e turismo activo: contextos e desenvolvimento. Rio Maior: ESDRM-IPS.
Jenkins, I. (2019). Adventure Tourism and Outdoor Activities Management: A 21st Century Toolkit. Oxfordshire: CABI.
Marinho, A. & Bruhns, H. (2003). Turismo, Lazer e Natureza. SP: Editora Manole.
Melo, R. & Sobry, C. (2017). Sport Tourism: New Challenges in a Globalized World. Newcaste: CSP.
Melo, R. (2013). Desportos de natureza e desenvolvimento local sustentável (Tese de doutoramento não publicada). Coimbra: UC.
Melo, R., et al. (Eds.) (2020). Nature Sports (special issue). An. Leis. Res., 23, 1/2.
Redmond, K., et al. (2010). Quality lesson plans for outdoor education. Champaign: HK.
Silva, F., (2018). Turismo e Desporto de Aventura. Atividades com manobras de corda. Lisboa: LIDEL.