Turismo de Saúde e Bem-estar

A metodologia usada para lecionar nesta unidade curricular inclui a exposição oral das matérias relativas aos conteúdos programáticos definidos, análise de artigos e casos práticos, em aulas teórico-práticas, apelando à intervenção e participação dos alunos. Será também realizada uma visita técnica a uma estância termal de relevância, a partir da qual os alunos serão incentivados a analisar de forma crítica o empreendimento, colocando em mprática os conhecimentos adquiridos, numa abordagem de resolução de problemas.
Estão previstas 2 modalidades de avaliação. A avaliação por exame final consiste na realização de uma prova de avaliação de conhecimentos (100%). A avaliação contínua resulta dos seguintes parâmetros de avaliação:
a) Prova individual de conhecimentos (40%)
b) Trabalho de grupo (60%)

Compreender a evolução do Turismo de Saúde e Bem-Estar em Portugal
Identificar e caracterizar as várias vertentes do Turismo de Saúde e Bem-Estar e os seus produtos
Identificar e localizar os recursos existentes, em Portugal, nas diversas vertentes
Conhecer a realidade Europeia e as Tendências do sector
Desenvolver competências sobre os processos de gestão e intervenção operacional
Analisar tendências específicas de desenvolvimento e consolidação, das diferentes unidades de Saúde e Bem-Estar, em Portugal e na Europa

1. O Turismo de saúde e bem-estar (TSBE)
1.1 Conceito
1.2 Evolução da oferta
1.3 Novo posicionamento como produto turístico diferenciador
2. O TSBE a nível nacional e internacional
2.1 O Turismo de saúde
2.2 O Turismo de bem-estar
2.3 Portugal como destino privilegiado de Wellness
2.4. Novos mercados do TSBE como produto diferenciador
3. Fatores críticos na afirmação do TSBE
4. Estratégias de promoção do TSBE a nível nacional e internacional
4.1 As estâncias e destinos na promoção do TSBE no desenvolvimento dos territórios

Exame
  • - Exame - 100.0%
Avaliação periódica
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 60.0%
  • - Frequência - 40.0%

ANTUNES, J. & BARROCO, C. (2017). Perspectivas de desarrollo del turismo de salud y bienestar en Portugal. IInd International Symposium on Healing SPA and life Quality. Universidade de Vigo, Campus da Auga, Ourense, Spain, 2017.
ANTUNES, J. (2009). O turismo de saúde e bem-estar como factor de desenvolvimento: estudo da região Dão Lafões (NUTS III). 15.º Congresso da APDR, Cabo Verde.
ANTUNES, J. (2011). A importância do marketing territorial no (re)posicionamento de uma estância termal. O caso de S. Pedro do Sul. 17.º Congresso da APDR, Instituto Politécnico de Bragança, Bragança, Portugal.
GONÇALVES, E. & GUERRA, R.(2019). O turismo de saúde e bem‑estar como fator de desenvolvimento local: uma análise à oferta termal portuguesa, vol. 17, nº 2, pp.453-472.
BARRETO RAMOS, A., CARVALHO, C. & ANTUNES, J. (2011). “As expectativas dos consumidores das Caldas da Felgueira: uma análise temporal” Revista Turismo & Desenvolvimento, vol. 2, n.º 36