Vestibulogia

Conhecimentos de Base Recomendados

O estudante deve saber e compreender a anatomo-fisiologia do sistema vestibular (periférico e central);

O estudante deve saber patologia audio-vestibular.

Métodos de Ensino

Aulas expositivas e pequenos trabalhos de grupo em sala de aula.

Aulas práticas da matéria dada nas aulas T/P.

 

Resultados de Aprendizagem

Adquirir os conhecimentos básicos em Vestibulogia sobre o equilibrio, a vertigem e o nistagmo;
Adquirir os conhecimentos necessários à anamnese do individuo com vertigem, e à realização e interpretação da
videonistagmograma, do video head impulse test e das provas otolíticas designadamente dos potenciais evocados vestibulares e da prova da vertical subjectiva.
Compreender a importância da Farmacologia no indivíduo vertiginoso.
Compreender a problemática da vertigem na criança e seu estudo.

Programa

3 horas:

Apresentação da unidade curricular e definição de datas e metodologias de avaliação;

Breve revisão da fisiologia vestibular;

Definição de vestibulogia;

Definição de equilíbrio;

Estudo da vertigem:

  Definição

  Explicação fisio-patológica da vertigem

  Causas periféricas e centrais

  Classificação

 Estudo do nistagmo: 3 horas

  Explicação anatomo-fisiológica do nistagmo

  Definição

  Lei de Flourens

  Leis de Ewald

  Tipos de nistagmos:

    Espontâneo

      Periférico

      Central

    Evocados

      Fisiológicos

      Patológicos

  Parâmetros de análise

    Direcção

    Amplitude

    Ritmo

    Morfologia

    Frequência

    Velocidade máxima da Fase lenta

 Anamnese do individuo com queixas de vertigem e/ou desequilíbrio – 2 horas

  Sintomas vestibulares

  Sintomas auditivos

  Sintomas neurológicos

  História medicamentosa

 Testes de avaliação dinâmica 1 horas

  Romberg

  Romberg sensibilizado

  Fukuda/Untemberger

Provas Cerebelosas

 Farmacologia: 3 horas

– ototóxicos e vestibulotóxicos;

– Condições da avaliação vestibular e sua relação com a medicação que está a ser tomada pelo indivíduo;

 Videonistagmograma:

  Bases Físicas de Exploração Vestibular – 0,5 horas

  Diferentes testes:

    Calibragem do olho – 0,5 horas

    Estudo do Nistagmo de posição e de posicionamento – 5 horas

        Diagnóstico da VPPB

    Estudo dos Movimentos Oculares – 3 horas

      Nistagmo espontâneo e descentrado

      Perseguição ocular

      Sacadicas

      Optocinéticos

    Provas rotatórias – 3 horas

    Provas calóricas – 3 horas

Provas otoliticas 4 horas:

    Vertical Subjectva

     Vestibular Evoked Myogenic Potencials: cervical e ocular (cVEMP e oVEMP)

(Video) Head Impulse Test (vHIT)/Head Shaking Test (HST)/Teste com vibrador – 2 horas

Vertigem na Criança (3 horas)

Conjugação de todos os exames no estudo da vertigem de origem periférica versus vertigem de origem central (4 horas)

Esclarecimento de dúvidas (2 horas)

Avaliação – 3 horas

As aulas práticas acompanharão a matéria dada nas aulas teórico/prática (30 horas por cada grupo prático).

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

PRIMÁRIA:

Bronstein, A. M. e Lempert, T. Dizziness: A Practical Approach to Diagnosis and Management. Cambridge University Press. 2017

Herdman, S.J. Reabilitação Vestibular. segunda edição. Manole.2002.

Jacobson, G. P. Newman, C. W. Kartush, J. M. Handbook of Balance Function Testing. Thomson. Australia. 1997.

Jacobson, G. P. Shepard, N. T. Balance Function Assessment and Management. Plural Publishing. San Diego. 2016.

SECUNDÁRIA

Crowson, MG., Garrison, D., Riska, KM., Tucci, DL. e Kaylie, D. Vestibular Testing Interpretation. Plural Publishing. 2020

Herdman, S.J. Vestibular Rehabilitation. quarta edição. F. A. Davis Company. Philadelphia. 2014.

Jacobson, G. P. Shepard, N. T. Balance Function Assessment and Management. Plural Publishing. San Diego. 2021.