Vitrinismo

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

6.1 As opções metodológicas centrar-se-ão em três componentes pedagógicas fundamentais: exposição oral centrada nos conteúdos previstos; estudo e apresentação de obras/produções; desenvolvimento de trabalhos sob orientação docente.
6.2 A unidade curricular poderá ser realizada nas modalidades de avaliação contínua ou de exame.
A avaliação naquelas modalidades obedecerá a critérios que serão explicitados nos enunciados e/ou outros elementos apresentados. A avaliação contínua valoriza a assiduidade e participação do aluno em 10% da nota final e implica a realização de 3 trabalhos teórico-práticos que terão os seguintes pesos: 1.º trabalho – 45%; 2.º trabalho – 30%; 3.º trabalho – 15%.
O exame terá uma componente teórica, com um peso de 40%, e uma componente prática, com um peso de 60%.

Resultados de Aprendizagem

3.1 Desenvolver a capacidade de análise crítica e compreender estudos teóricos e práticos na área do vitrinismo;
3.2 Ampliar competências de investigação no âmbito de trabalhos teóricos e práticos desenvolvidos segundo metodologias na conceção e produção de uma vitrine e/ou montra;
3.3 Desenvolver projeto(s) no âmbito do vitrinismo segundo conceitos e práticas que atendam a aspetos dimensionais, estruturais e estéticos.

Programa

4.1 Breve história do vitrinismo
4.1.1 A Origem do Vitrinismo
4.1.2 Enquadramento e evolução

4.2 Vitrine – tipos e estilos
4.2.1 Comunicação
4.2.2 Função
4.2.3 Estética
4.2.4 Tipologias expositivas e visuais

4.3 Elaboração de projeto em vitrinismo
4.3.1 Objetivos de merchandising
4.3.2 Identificação e caracterização de espaços de exposição
4.3.3 Design de equipamento
4.3.4 Design expositivo

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
  • - Assiduidade e Participação - 10.0%
  • - 3º Trabalho - 15.0%
  • - 1º Trabalho - 45.0%
  • - 2º Trabalho - 30.0%
Exame
  • - Componente teórica - 40.0%
  • - Componente prática - 60.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Bachelard, G. (2008). A poética do espaço. Martins Fontes.
Best, K. (2010). Gestão de Design – Gerir a estratégia, os processos e a implementação do design. Dom Quixote.
Cassau, B. (2021). Retail Design: Espaços onde as marcas atraem e envolvem os consumidores. Kindle Edition.
Demetrescu, S. (2018). Vitrinas e Exposições – Arte e técnica do Visual Merchandising. Érica.
Fernandes, A. (2018). Visual Merchandising. FCA Design.
Flusser, V. (2010). Uma filosofia do design: a forma das coisas. Relógio d’Água.
Guerrini, D. (2018). Iluminação – Teoria e projeto. ‎Érica.
Gurgel. M. (2020). Projetando espaços: design de interiores. Editora Senac.
Monteiro, B. (2021). Manual Visual Merchandising. Grupo Editorial Atlântico.
Ramstedt, F. (2020). The Interior Design Handbook: Furnish, Decorate, and Style Your Space. Clarkson Potter.
Ramstedt, F. (2020). O Manual de Design de Interiores: Mobiliar, decorar e Estilizar seu Espaço. Clarkson Potter.