Fotografia

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

6.1 Estratégias de ensino conducentes ao cumprimento do programa da unidade curricular: Aulas teóricas, práticas, demonstrações, oficinas e apresentações; Reflexão crítica sobre a condição pós-media da fotografia e das obras de referência.
6.2 A avaliação na unidade curricular decorrerá, por opção do aluno, das seguintes modalidades: – Avaliação contínua; – Exame. A avaliação naquelas modalidades obedecerá a critérios que serão explicitados nos enunciados e/ou outros elementos apresentados, de acordo com as seguintes componentes e pesos: Avaliação contínua: Trabalhos práticos realizados nas aulas 20%; Trabalhos práticos realizados fora das aulas mas com orientação do professor- 20%; Apresentação do Projeto de Fotografia individual com peso de 60%. Avaliação por exame: Prova escrita com peso de 40% e prova prática com peso de 60%.

Resultados de Aprendizagem

3.1 Conhecer os dispositivos de captação de imagem, o seu funcionamento e os conceitos básicos: sensibilidade, equilíbrio do branco, abertura (diafragma), obturação (tempo de exposição), distância focal, lentes grande angular, normal e zoom, focagem automática e manual.
3.2 Explorar intuitivamente as diferentes possibilidades de “enquadramento” da composição da imagem fotográfica (planos e ângulos de vista).
3.3 Conhecer e aplicar técnicas de edição e tratamento de imagem digital.
3.4 Identificar imagens de referência na história da fotografia, na cultura visual contemporânea pós-media;
3.5 Realizar e produzir projetos e portfolios de fotografia através de uma abordagem crítica e pessoal.

Programa

4.1. Imagem digital (fotografia)
4.1.1. Dispositivos de captação: DSLR (Digital Single Lens Reflex);Smart Phones; IPad; GoPro;
4.1.2. Objetivas (grande angular, normal e zoom); Exposição – Aberturas (Diafragma) e Tempo (Obturador);
4.1.3. Sensores de imagem
4.1.4. Arquivo em cartões de memória
4.2. Edição e tratamento de imagem;
4.2.1. Criação; Duplicação; Formatos PSD,TIFF, JPEG, GIF
4.2.2. Transformação; Preenchimento; Ajustamento
4.2.3. Camadas (layers); RGB Black & White Escalas de Cinzento
4.2.4. Duo Tone; Grafismos; Montagens; Restauro de fotografias
4.3. Pós-fotografia
4.3.1. Visualidade
4.3.2. Apropriação (arte pós-conceptual e pós moderna)
4.3.3. Pós-media e materialidade da imagem
4.4. Projeto e portfólio de fotografia
4.4.1. Proposta inicial
4.4.2 Revisão e definição do conceito para produção
4.4.3. Portfólio
4.4.3.1 Apresentação/Digital/Screen
4.4.3.2 Intervenção/Instalação/exposição
4.4.3.3 Publicação/Livro/Book/Edição múltiplos

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
  • - Projecto - 60.0%
  • - Trabalho laboratorial ou de campo - 20.0%
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 20.0%
Exame
  • - Prova prática - 60.0%
  • - Prova escrita - 40.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Ambrose, G. & Harris,P. (2005). Image. AVA Publishing.
Anderson, B. & Geyen, J.L. (2012). The DSLR Film Makers Handbook. Real World Production Techniques. John Wiley & Sons,Inc.
Burbridge, B. (2015). After the future: a “scientific turn” in contemporary photographic art. in Revelations: Experimental Photography. MACK / Media Space
Cotton, C. (2007). The Photography as Contemporary Art. Thames and Hudson.
Evening, M. (2012). Adobe Photoshop CS6 for Photographers. Focal Press, Elsevier.
Hacking, J.(2012). Photography: The Whole Story. Thames and Hudson.
Jaguer, E. (1982). Les Misères de la Chambre Noire. Flammarion.
Krauss, R. (1990). O Fotográfico. Gustavo Gilli.
Marques,S.L. (2018). Ether/Um laboratório de fotografia e história.Dafne Editora.
Mushberger, R.B. (2010). Single-Camera Video Production. Elsevier/Focal Press.
Sena, A. (1998). História da Imagem Fotográfica em Portugal:1839-1990. Editora. 77/27 (ESEC)