Redes temáticas

PRIME Networking – Professional Inter-university Management for Educational Networking

O IPC integra, desde 2001, a rede PRIME (Professional Inter-University Management for Educational Network), que consiste, essencialmente, numa rede independente de dezanove instituições de ensino superior de dezoito países europeus e da Colômbia, formada com o objetivo de partilhar interesses comuns e de impulsionar o desenvolvimento e a promoção de programas e projetos práticos, interculturais e interdisciplinares, suscetíveis de beneficiarem a educação, a investigação e a formação aplicada.

Nas suas atividades incluem-se: mobilidade de estudantes e docentes; desenvolvimento de planos curriculares; programas intensivos; programas de pós-graduação; projetos de investigação; outros projetos que ofereçam oportunidades de cooperação entre as instituições de ensino superior parceiras.

Uma das atividades de maior destaque da PRIME é a Euroweek Conference, organizada anualmente por um dos parceiros, no seu país. O objetivo principal desta conferência é valorizar os estudantes que apresentam projetos, levando-os a participar num ambiente internacional e com equipas internacionais.

O Euroweek dá aos participantes uma visão de aspetos importantes da sua área de estudo, a partir de desenvolvimento de possíveis soluções para um problema específico num contexto europeu. Em cada ano, a conferência debruça-se sobre um tema específico em áreas como Negócios, Engenharia, Tecnologias de Informação, Turismo, Marketing, Gestão ou Gestão da Inovação.

 

CICE – CHILDREN’S IDENTITY AND CITIZENSHIP IN EUROPE

A CICE é uma rede académica europeia que integra cerca de 100 instituições superiores de educação de 29 países europeus. A rede visa ser um espaço de estudo e reflexão sobre cidadania, identidade e questões sociais, políticas e económicas.

 

CICEA – CHILDREN’S IDENTITY AND CITIZENSHIP IN EUROPE

A CICEA é uma associação europeia que visa ser um espaço de estudo e reflexão sobre cidadania, identidade e questões sociais, políticas e económicas.

 

BUSINET – NETWORK FOR THE DEVELOPMENT OF BUSINESS EDUCATION PROGRAMMES

A BUSINET é uma associação cujo principal objetivo é promover o desenvolvimento da área educacional turismo e gestão, bem como proporcionar aos seus membros desenvolvimento profissional, e articular as necessidades do mercado de trabalho.

 

ATLAS - ASSOCIATION FOR TOURISM AND LEISURE EDUCATION

A ATLAS foi criada em 1991 com o objetivo de promover iniciativas educativas transnacionais no âmbito do turismo e atividade de lazer. A ATLAS promove mobilidades de estudantes e investigadores visando o desenvolvimento curricular e profissional.

 

ETEN-EUROPEAN TEACHER EDUCATION NETWORK

A ETEN foi fundada em 1988, integra 47 membros de 14 países europeus e visa promover a investigação e cooperação entre instituições de ensino superior ligadas à educação; e atores relevantes de educação e ação social.