IIA

Com o objetivo de conferir maior escala e peso às atividades técnico-científicas dos docentes/investigadores do IPC, o Instituto de Investigação Aplicada (IIA) é uma unidade orgânica de investigação e prestação de serviços à comunidade, que visa essencialmente:

- Promover, estimular, apoiar e gerir atividades de investigação aplicada;

- Contribuir para a racionalização e gestão integrada de recursos científicos;

- Desenvolver investigação aplicada e a transferência de conhecimento e tecnologia para as indústrias e comunidade, para melhor desenvolver produtos, processos e serviços.

Atualmente, o IIA é constituído por:

- uma unidade de I&D reconhecida pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) – o CERNAS, Centro de Estudos em Recursos Naturais, Ambiente e Sociedade;

- seis laboratórios de I&D: o Laboratório de Biomecânica Aplicada - LBA; o Laboratório de Ciências Aplicadas à Saúde – LABINSAÚDE; o Laboratório de Computação de Elevado Desempenho – LACED; o Laboratório ROBOCORP; o Laboratório de Soluções Industriais Sustentáveis – SISUS, e o Laboratório de Valorização de Recursos Endógenos e Naturais – VALOREN.

Perfeitamente alinhadas com a Estratégia de Especialização Inteligente Regional (RIS3) do Centro, nomeadamente no que se refere aos seus domínios diferenciadores temáticos e respetivas plataformas de inovação, estas estruturas laboratoriais foram financiadas no âmbito do Programa Operacional Regional MaisCENTRO (Eixo Prioritário 1 – Competitividade, Inovação e Conhecimento; Regulamento Específico – Sistema de Apoio a Infraestruturas Científicas e Tecnológicas) e contam com um investimento global na ordem dos 3,7 M€.

Procurando dar enquadramento às atividades técnico-científicas da totalidade dos docentes/investigadores do PC, no âmbito da sua estratégia de afirmação e atendendo à sua natureza expansível e agregadora, o IIA prevê ainda a criação de polos de unidades de I&D, de natureza pública ou privada, sediadas noutras organizações.

Contactos
Morada: IAA –Instituto de Investigação Aplicada; Rua da Misericórdia, Lagar dos Cortiços; 3045-093 Coimbra
Tel: +351 239 802 350
E-mail: iia@ipc.pt