Prestação de serviços à comunidade

A prestação de serviços à comunidade, tendo em vista a transferência de conhecimentos para a mesma e a valorização recíproca constitui-se como uma das atribuições do Politécnico de Coimbra; no âmbito da vocação própria do subsistema de ensino superior politécnico.

ESAC

Em matéria de serviços à comunidade, a ESAC presta consultoria científica e técnica; promove, dinamiza e dá apoio no estabelecimento de projetos e parcerias de ligação à comunidade exterior; realiza análises físico-químicas e microbiológicas (águas, alimentos, parasitologia, pesticidas, solos, material vegetal e corretivos orgânicos) e ensaios de eficácia para colocação de matérias fertilizantes no mercado; assegura aulas de equitação, alojamento, venda e maneio reprodutivo de cavalos; e aluga espaços (salas e anfiteatros). Informações detalhadas sobre estes serviços estão disponíveis no site da Escola.

A ESAC tem também ao dispor da comunidade a sua loja, onde comercializa produtos alimentares totalmente produzidos na Escola, quer em produção convencional, quer em modo biológico, ou transformados nas suas oficinas tecnológicas. Na Loja da Agrária é colocada à venda uma grande diversidade de produtos hortícolas, frutas, queijos e outros lacticínios, doces e compotas, chás, vinhos, licores e vinagres.

ESEC

A ESEC presta serviços à comunidade através:

- Da ESECTV: estrutura de produção de vídeo e televisão, que produz para programas de televisão e outros trabalhos em suportes multiplataforma (conceção, produção e realização de programas; vídeos Institucionais e empresariais; transmissão em circuito interno; spots promocionais; produção de DVD’s; documentários; informação; streaming);

- Do aluguer de espaços: salas, anfiteatro, laboratório multimédia e auditório, que podem ser disponibilizados para a realização de diversos eventos, designadamente, conferências, reuniões, seminários, simpósios, workshops, ações de formação, acontecimentos públicos e empresariais, sessões plenárias, especializadas ou parcelares. Os pedidos de orçamento e reserva de espaços devem ser efetuados através do email salas@esec.pt;

- De cursos livres de línguas: São oferecidos cursos em vários níveis de Inglês, Alemão, Francês, Espanhol, Italiano, Mandarim, Árabe e Língua Gestual Portuguesa, no 1º e 2º semestre de cada ano letivo. Estes cursos estão estruturados de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas.

A ESEC dinamiza ainda um conjunto de projetos dirigidos à comunidade envolvente, a saber:

- LETRAS PRÁ VIDA (desde 2015);

- Coimbra Night Runners (desde 2013);

- Limites Invisíveis: Educação em ambiente outdoor (desde 2016);

- ESCOLA DE VERÃO JÚNIOR DA ESEC;

- ESCOLA DE EDUCAÇÃO SÉNIOR/IHUMANUS;

- ESECTour (desde 2012).

ISEC

Através dos seus diferentes departamentos, o ISEC presta os seguintes serviços à comunidade:

Departamento de Física e Matemática

- Serviços de Consultoria (design de estudos, recolha e preparação de dados, análise estatística; implementação de dashboards para monitorização em tempo real de sistemas; melhoria dos processos existentes);

- Formação (na área da estatística);

- Valorização dos alunos do ensino não superior / combate ao insucesso escolar (atividades experimentais de física e/ou matemática em escolas do primeiro ciclo ou outras, atividades experimentais de física e/ou matemática no ISEC e atividades de simulação matemática para alunos do primeiro ciclo ou outros; atividades de programação em Scratch para alunos do primeiro ciclo, no âmbito do projeto de parceria entre o ISEC e o CASPAE);

- Programas de férias para jovens (cursos/workshops);

- Tempo de computação no LaCED (modelação matemática, com recurso a métodos numéricos e computacionais).

Departamento de Engenharia Química e Biológica

- Monitorização Microbiológica de Estações de Tratamento de Águas Residuais

Departamento de Engenharia Civil

- Estudo e avaliação de materiais de pavimentação rodoviária – LabPR

Departamento de Engenharia Mecânica

- Consultadoria, investigação e desenvolvimento (Trabalhos de caracterização de propriedades mecânicas de materiais e de produtos; Projeto e fabrico de componentes mecânicos, utilizando máquinas-ferramentas CNC e tecnologias de Fabrico Assistido por Computador).

Departamento de Engenharia Informática e de Sistemas

- ExplorHouse (aplicação inovadora para dispositivos móveis que permite a intervenção ao nível das funções cognitivas, com repercussões na autonomia em atividades da vida diária, bem como uma melhoria na qualidade de vida de jovens e adultos com deficiência intelectual ou adultos com demências, através do treino de atividades incompreendidas ou esquecidas, nos vários contextos de vida).

A aplicação está disponível para download, de forma completamente gratuita, em

- Estímulo de Pensamento Computacional (Parceria de colaboração pedagógica e científica com o Centro de Estudos de Fátima);

- Academia Cisco (Integração do programa mundial Cisco Networking Academy, oferta mundialmente reconhecida e certificada de formação em networking. São promovidas, sob solicitação externa, formações nas áreas de CCNA Routing and Switching e CCNA Security);

- Unidade Curricular de Projeto ou Estágio (estágio numa entidade externa destinado a colmatar necessidades reais da mesma);

- Unidade Curricular de Ética e Deontologia (desenvolvimento de várias atividades de colaboração com entidades externas).