ESAC

A Escola Superior Agrária de Coimbra (ESAC), integrada desde 1985 no Politécnico de Coimbra, é uma escola centenária, que ministra cursos superiores nas áreas das ciências agrárias, da alimentação, do ambiente e da biotecnologia, caracterizados por uma forte componente profissionalizante e por uma ligação muito próxima ao tecido empresarial, a associações e cooperativas. São 144 os hectares que, na margem esquerda do rio Mondego, acolhem esta que é a mais antiga escola agrária do país.

A ESAC orgulha-se do seu passado secular, valorizando-o e divulgando-o, no entanto, nunca deixou de se adaptar às novas tecnologias e às mudanças verificadas nos sectores para os quais se encontra vocacionada. Dispõe de modernas instalações, equipamentos e laboratórios de qualidade, bem como de extensas áreas agrícolas e florestais que lhe permitem afirmar-se como uma escola de referência nacional ao nível do ensino e da investigação agrária.

Nos últimos anos, esta Escola tem também apostado na internacionalização da sua oferta formativa e na promoção do seu trabalho junto da comunidade externa. Com esse fim, leva a cabo uma série de iniciativas que têm como objetivo “abrir a ESAC à comunidade”, complementando o trabalho mais científico e tecnológico com seminários e palestras, assim como com outro tipo de iniciativas de cariz mais geral.