ESEC

A Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC), uma instituição jovem mas herdeira de uma história já secular, foi criada e integrada no Politécnico de Coimbra em 1979. Iniciou a sua atividade formativa em 1987, com a lecionação dos cursos de Educação Pré-escolar e as variantes de Português/Francês e Educação Musical dos cursos de formação de professores do ensino básico.

Hoje, a ESEC compreende áreas de estudo que abrangem não só a educação, como também as ciências sociais e empresarias aplicadas e as artes. Essencialmente, a ESEC caracteriza-se por ser um espaço de vida e de aprendizagem onde coabitam formações diversas, cada uma oferecendo um contributo muito próprio para a animação do espaço Escola.

Os cursos da ESEC distinguem-se por serem fortemente multidisciplinares ― aproximando-se da complexidade que caracteriza a atividade profissional atual ―, e por terem uma grande componente de atividades curriculares de natureza prática e profissionalizante, características responsáveis pelos elevados índices de sucesso na inserção dos seus diplomados no mercado de trabalho.

O investimento sistemático na qualificação do corpo docente, na formulação de protocolos de cooperação com entidades da comunidade, nacionais e estrangeiras (que se fixam atualmente em mais de 300), na disponibilização de formação especializada e pós-graduada e na mobilidade internacional de alunos e de docentes, espelham o crescimento e o esforço desta Escola na promoção da melhoria contínua e na qualidade de ensino.