ESTGOH

A Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital (ESTGOH) está vocacionada para o ensino das áreas de gestão e engenharia e tem como principal objetivo a formação de recursos humanos para o tecido económico do país e especialmente da região onde se insere.

Iniciou a sua atividade no ano letivo de 2001/2002, optando pela criação gradual de cursos com conteúdos, estrutura curricular e metodologia atualizadas, modelo adequado a uma construção de base sólida, sobretudo no que se refere à qualidade do seu corpo docente e à transmissão do saber.

A mais nova escola do Instituto Politécnico de Coimbra pretende, desta forma, contribuir para o desenvolvimento da região e do país, responder à relação oferta/procura dos candidatos e empregadores, privilegiando a mobilidade de jovens ao nível nacional e, simultaneamente, constituir a primeira preferência dos estudantes naturais dos concelhos limítrofes de Oliveira do Hospital.

Com efeito, a ESTGOH funciona numa lógica de interior. O trabalho que desenvolve é fundamental para a fixação da população, havendo vários alunos que depois dos estudos acabam por ficar a trabalhar na região. Uma das preocupações da escola é, aliás, capacitar os alunos para o próximo passo: o momento de transição para o mercado de trabalho, preparando-os, quer dentro das empresas, quer para criarem o próprio negócio.

Na promoção do empreendedorismo regional, além da relação muito próxima com a incubadora de empresas, a ESTGOH aposta na interligação com os agentes locais. Nesse sentido, é parte integrante do programa de Desenvolvimento Local de Base Comunitária (DLBC), tendo em vista a gestão dos fundos comunitários a serem aplicados no quadro da Estratégia Europa 2020.

Uma das particularidades da escola é ser uma instituição de ensino superior inserida numa cidade na qual o custo de vida é mais baixo do que nas cidades capitais de distrito.