ISCAC

Com génese no Instituto Comercial e Industrial de Coimbra que, por sua vez, deu lugar ao Instituto Comercial, o Instituto Superior de Contabilidade e Administração | Coimbra Business School (ISCAC) foi criado no ano de 1976 e integrado no Politécnico de Coimbra em Março de 1988.

Vocacionado para as áreas das ciências empresariais, que vão da gestão ao marketing, da contabilidade à auditoria, do secretariado aos sistemas de informação, da solicitadoria à administração pública, pela particular fisionomia das suas formações, o ISCAC assume-se como uma autêntica escola de negócios: a Escola de Negócios de Coimbra.

24 horas por dia, 365 dias por ano, as portas da Coimbra Business School | ISCAC mantêm-se abertas a todos os alunos que queiram utilizar as suas salas de estudo. O conceito baseia-se na postura de “uma escola sempre aberta à partilha de conhecimentos e ideias”.

Esta abertura é também registada na relação com o mercado de trabalho, que para além do trabalho desenvolvido pelo Gabinete de Estágios e Saídas Profissionais em termos de divulgação de ofertas de emprego, é garantida pelo trabalho dos seus 4 laboratórios: o TecLab (orientado para as tecnologias e sistemas de informação), o TaxLab (relacionado com matérias fiscais), o WorkLab (ligado ao direito do trabalho), e o PolLab (centrado nos estudos de mercado). No mesmo sentido, estão em fase de desenvolvimento vários projetos de investigação com ligação à comunidade através do tecido empresarial, nas áreas da Gestão Empresarial e dos Sistemas de Informação de Gestão. Além de tudo isto, é ainda exemplo da sua estratégia de «Instituto voltado para a vida ativa» a lecionação de aulas em horário pós-laboral, mais ajustado às necessidades dos trabalhadores estudantes.

Neste Instituto existe igualmente a preocupação em não assumir uma postura somente académica e empresarial, destacando-se na sua atividade a promoção de tertúlias, workshops, exposições de arte e de concertos vários. De igual forma, esta preocupação social regista-se ao nível do apoio prestado aos alunos.