Ingresso | CTeSP

O que é um CTeSP

O CTeSP – Curso Técnico Superior Profissional trata-se de um ciclo de estudos superiores não conferente de grau académico, cuja conclusão, com aproveitamento, conduz à atribuição do diploma de técnico superior profissional. São formações de curta duração (2 anos) que, após concluídas, conferem qualificação de nível 5 do Quadro Nacional de Qualificações e 120 créditos.

Os CTeSP são constituídos por um conjunto de unidades curriculares organizadas em componentes de formação geral e científica, formação técnica e formação em contexto de trabalho, a qual se concretiza através de um estágio que decorre no último semestre e é assegurado pelo Politécnico de Coimbra.

Os estudantes dos CTeSP têm direito à ação social direta e indireta.

 

A quem se destinam os CTeSP

Podem candidatar-se aos CTeSP:

  • Os titulares de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente;
  • Os que tenham sido aprovados nas provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos, realizadas, para o curso em causa, ao abrigo do disposto no Decreto-Lei nº 64/2006, de 21 de março, alterado pelos Decretos-Leis nºs 113/2014, de 16 de julho, e 63/2016, de 13 de setembro.;
  • Os titulares de um diploma de especialização tecnológica, de um diploma de técnico superior profissional ou de um grau de ensino superior, que pretendam a sua requalificação profissional.

 

O ingresso nos cursos técnicos superiores profissionais realiza-se através de um concurso organizado pelas instituições de ensino superior.

As condições de ingresso em cada curso técnico superior profissional são fixados pela instituição de ensino superior, em função da área de estudos em que aquele se integra, sendo que as condições terão como referencial os conhecimentos e aptidões correspondentes ao nível do ensino secundário nas àreas relevantes para cada curso.

As condições de ingresso, a forma de proceder à verificação da sua satisfação e as regras a que estão sujeitos os concursos são fixadas no Regulamento do IPC aprovado para o efeito.

 

 

Acesso ao Ensino Superior

Os titulares de um diploma de técnico superior profissional podem, caso pretendam, concorrer e ingressar num ciclo de estudos de licenciatura ou integrado de mestrado através de concurso especial.

A apresentação da candidatura às licenciaturas – 1.º ciclo de estudos ministradas pelas escolas/institutos que integram o IPC depende da aprovação numa prova específica organizada por esta instituição.

Podem ser dispensados da realização desta prova os estudantes que, tendo concluído o seu CTeSP, cumulativamente:

- tenham concluído o CTeSP no IPC;

e

- tenham tido aprovação, no âmbito do CTeSP, em disciplinas da área da prova de ingresso específica, com o nível adequado para a progressão no ciclo de estudos de licenciatura no qual pretendem ingressar.

 

Legislação Aplicável

Decreto-Lei nº 74/2006 de 24 de março, alterado e republicado pelo Decreto-Lei 63/2016, de 13 de setembro

 

Regulamentos IPC

Despacho n.º 6057/2017 | Regulamento de Acesso e Ingresso nos Cursos Técnicos Superiores Profissionais do IPC.

Mais informações