Conhecimentos de Base Recomendados
N/A
Métodos de Ensino
A metodologia utilizada define-se pelos itens seguintes:
a) exposição dos conteúdos pelo professor com recurso a material
audiovisual; b) sistematização dos conhecimentos teórico-práticos:
resolução de questões e problemas; c) experiências laboratoriais e
demonstrações na sala de aula realizadas pelo professor e alunos
com recurso a hardware e software especializados.
Os alunos podem optar por duas modalidades de avaliação: avaliação contínua/periódica ou exame.
A avaliação contínua/periódica incidirá sobre experiências e demonstrações acústicas, e participação nas aulas (50%) + teste (50%).
A avaliação por exame (100%) será feita através de prova escrita e
oral (esta última, caso a classificação na prova escrita seja entre
7,5 e 9,4 valores)
Resultados de Aprendizagem
a) Reconhecer visualmente e auditivamente os vários tipos de instrumentos musicais acústicos e eletroacústicos;
b) Conhecer a constituição e funcionamento mecânico e acústico dos instrumentos musicais;
c) Catalogar os instrumentos musicais segundo várias classificações;
d) Perceber a disposição dos instrumentos na orquestra e noutros agrupamentos instrumentais;
e) Identificar repertório musical no âmbito de cada instrumento, contemplando vários géneros e agrupamentos musicais;
f) Conhecer o sistema auditivo humano e o processo de audição, incluindo os mecanismos de processamento da informação no sistema nervoso central;
g) Identificar as características físicas e psicológicas do som;
h) Conhecer os benefícios da audição biaural
Programa
Os objetivos de aprendizagem desta unidade curricular são:
Sistemas de divisão dos instrumentos musicais
módulo 1
1. Instrumento musical: origem e definição.
2. Classificações dos instrumentos.
3. Orquestra e agrupamentos instrumentais: disposição dos instrumentos.
Instrumentos musicais
módulo 2
1. Instrumentos de percussão (membranofones e idiofones).
2. Instrumentos de corda (cordofones friccionados, dedilhados e de tecla).
3. Instrumentos de sopro (aerofones – madeiras e metais).
Sistema auditivo humano, processo de audição e perceção do som
módulo 3
1. Anatomia e fisiologia auditiva periférica. Processamento de sinal e sistema nervoso auditivo central.
2. Perceção do som (loudness, pitch e timbre).
3. Audição binaural e localização
Métodos de Avaliação
- - teste - 50.0%
- - experiências e demonstrações acústicas e participação nas aulas - 50.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Campbell, D. M., Greated, C. A., & Myers, A. (2006). Musical instruments: History, technology and performance of instruments of western music. Oxford University Press.
dos Santos-Luiz, C. (2017). A psicoacústica do pitch. In J. António (Coord.), Simpósio de Acústica e Vibrações. ITeCons.
dos Santos-Luiz, C. (2018). O timbre e a identidade dos instrumentos musicais. Convergences – Journal of Researchand Teaching Arts, 11(21). http://convergencias.esart.ipcb.pt/?p=article&id=287
dos Santos-Luiz, C. (2021.) Sound intensity and loudness of musical tones. In L. C. Castilho, R. Dias, & J. F. Pinho (Eds.),Perspectives on music, sound and musicology: Research, education and practice (pp. 169-188). Springer Nature. https://doi.org/10.1007/978-3-030-78451-5
Everest, F. A., & Pohlmann, K. C. (2021). Masterhandbook of acoustics (7th ed.). McGraw-Hill Education.
Henrique, L. L. (2014). Acústica musical (5ª ed.). Fundação Calouste Gulbenkian.
Henrique, L. L. (2014). Instrumentos musicais (8ª ed.). F