Acústica Musical

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

A metodologia utilizada define-se pelos itens seguintes:

 

a) exposição dos conteúdos pelo professor com recurso a material

audiovisual; b) sistematização dos conhecimentos teórico-práticos:

resolução de questões e problemas; c) experiências laboratoriais e

demonstrações na sala de aula realizadas pelo professor e alunos

com recurso a hardware e software especializados.

 

Os alunos podem optar por duas modalidades de avaliação: avaliação contínua/periódica ou exame.

 

A avaliação contínua/periódica incidirá sobre experiências e demonstrações acústicas, e participação nas aulas (50%) + teste (50%).

 

A avaliação por exame (100%) será feita através de prova escrita e

oral (esta última, caso a classificação na prova escrita seja entre

7,5 e 9,4 valores)

Resultados de Aprendizagem

a) Reconhecer visualmente e auditivamente os vários tipos de instrumentos musicais acústicos e eletroacústicos;

b) Conhecer a constituição e funcionamento mecânico e acústico dos instrumentos musicais;

c) Catalogar os instrumentos musicais segundo várias classificações;

d) Perceber a disposição dos instrumentos na orquestra e noutros agrupamentos instrumentais;

e) Identificar repertório musical no âmbito de cada instrumento, contemplando vários géneros e agrupamentos musicais;

f) Conhecer o sistema auditivo humano e o processo de audição, incluindo os mecanismos de processamento da informação no sistema nervoso central;

g) Identificar as características físicas e psicológicas do som;

h) Conhecer os benefícios da audição biaural

Programa

Os objetivos de aprendizagem desta unidade curricular são:

 

Sistemas de divisão dos instrumentos musicais

módulo 1

1. Instrumento musical: origem e definição.

2. Classificações dos instrumentos.

3. Orquestra e agrupamentos instrumentais: disposição dos instrumentos.

 

Instrumentos musicais

módulo 2

1. Instrumentos de percussão (membranofones e idiofones).

2. Instrumentos de corda (cordofones friccionados, dedilhados e de tecla).

3. Instrumentos de sopro (aerofones – madeiras e metais).

 

Sistema auditivo humano, processo de audição e perceção do som

módulo 3

1. Anatomia e fisiologia auditiva periférica. Processamento de sinal e sistema nervoso auditivo central.

2. Perceção do som (loudness, pitch e timbre).

3. Audição binaural e localização

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
  • - teste - 50.0%
  • - experiências e demonstrações acústicas e participação nas aulas - 50.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Campbell, D. M., Greated, C. A., & Myers, A. (2006). Musical instruments: History, technology and performance of instruments of western music. Oxford University Press.

dos Santos-Luiz, C. (2017). A psicoacústica do pitch. In J. António (Coord.), Simpósio de Acústica e Vibrações. ITeCons.

dos Santos-Luiz, C. (2018). O timbre e a identidade dos instrumentos musicais. Convergences – Journal of Researchand Teaching Arts, 11(21). http://convergencias.esart.ipcb.pt/?p=article&id=287

dos Santos-Luiz, C. (2021.) Sound intensity and loudness of musical tones. In L. C. Castilho, R. Dias, & J. F. Pinho (Eds.),Perspectives on music, sound and musicology: Research, education and practice (pp. 169-188). Springer Nature. https://doi.org/10.1007/978-3-030-78451-5

Everest, F. A., & Pohlmann, K. C. (2021). Masterhandbook of acoustics (7th ed.). McGraw-Hill Education.

Henrique, L. L. (2014). Acústica musical (5ª ed.). Fundação Calouste Gulbenkian.

Henrique, L. L. (2014). Instrumentos musicais (8ª ed.). F